Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

09 2008

Ilha de Luanda para turistas

Recentemente passou na RTPÁfrica uma reportagem acerca de Angola. Mostraram muitos sítios de Luanda que já conhecemos bem. No entanto, não os reconhecemos. Os planos usados eram tão fechados que nem se via lixo ou entulho, nem as obras infindáveis.

Perguntámo-nos onde seriam aqueles lugares, em que estúdio os tinham recreado. Os locais mais emblemáticos da cidade eram mostrados com uns planos muito bem escolhidos, ou com uma árvore a encobrir as zonas degradadas. A verdadeira publicidade turística.

Até a Ilha de Luanda parecia bonita. Nos seus tempos áureos, era um local de renome. Devia dar gosto lá ir. Hoje em dia, quando se fala da Ilha, a primeira coisa que nos ocorre é restaurantes e clubes caros, rodeados de lixo e prostituição. Ainda há umas coisas bonitas para ver, mas estão escondidas atrás de muitas camadas de pó e tapumes.

Só para tirar as teimas e ver se se conseguia mesmo mostrar coisas bonitas, agarrei na máquina e tentei repetir a proeza dos senhores da reportagem. E não é que consegui um postal ilustrado da Ilha de Luanda?


Publicidade enganadora

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

10 respostas a “Ilha de Luanda para turistas”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Ao ver a fotografia e se não tivesse lido as tuas impressões diria mesmo que se tratava do paraíso.
    Muito bonito.

  2. Meu caro, quem não sabe ser comerciante fecha a loja…
    Como em tudo, há sempre diferentes ângulos de visão e tu já o demonstraste. Quando vi as primeiras fotos da ilha não percebi por que era tão apregoada, vendo esta apetece fazer as malas e partir para esse recanto, supostamente idilico.
    Também conseguias, se quisesses, fazer publicidade enganosa.
    Mas, nós, os teus fiéis leitores, não queremos ser enganados e gostamos do teu bom senso, isenção e espirito critico.

  3. A propósito de um post sobre a Ilha de Luanda que publiquei meu blog http://galenatranscendental.blogspot.com/ , visitei o seu e gostei. Parabéns pelas palavras e fotografias. Saudações.

  4. meus caros, a propaganda enganosa existe em toda a parte do mundo… mas a verdade é que a ilha de Luanda não é apenas lixo (o que é uma problemática mundial), mas também local de diversão e relaxamento (um novo canteiro esta-se a formar), e assim começa a ganhar um brilho novo que muitos tendem a renegar…., e mesmo em grandes cidades (ou países totalmente globalizados) existe lixo e poluição visual “pixaçoes”, vandalismo entre outros… So free your mind

  5. Agora podia nos mostrar uma foto da verdadeira ilha 😉

  6. Oí, só a Alexandra (Daiana).
    Angola é o melhor país do mundo. Não so por ter nascido lá, mas também porque tenho muito orgulho de ser “angolana”.
    Tenho 15 anos agora em 08/12/2009, e vím pra q co ainda 14 em 2009/04 o dia não lembro foi o pior dia da minha vida deixar a minha terra os meus colegas, amigos, a familia, mais em todo caso to bem e espero o mesmo de todos que os ficaram aí em luanda.
    Espero um dia poder voltar poder e reencontrar as amigas, colegas, primos, tias, tios, avos, etc.
    Aí sim sera o mehlor dia da minha vida, espero não me esquecer de nínguem e que nínguem se esqueça de mim. Muitos muitos beijinhos, bij ,bij, bij, bij ,bij, bij, bij.

  7. Afonso,

    primeiro parabéns pelo livro, a capa está linda e náo tenho dúvidas que o conteúdo é fantástico.

    Agora tenho de fazer a defesa da Ilha. Não um dos meus lugares favoritos para estar em Angola, mas temos de concordar que exagera com o lixo. O por-do-sol de lá é lindíssimo, ver as crianças brincando, os pescadores e até mesmo os bares da moda é muito agrdável.

    Tenho também de dizer que a reformulação da ilha está ficando bonita já temos um quarteirão com ciclovia e calçadas para as caminhadas com brisa do mar e céu pintado de todas as cores possíveis.

    Não é só de fotoshop que precisamos, as vezes é apenas necessário parar e observar o que é belo.

  8. Quando saí de Luanda, as obras na ilha estavam apenas a começar e a realidade era outra. Espero que a nova ciclovia seja bem usada.

  9. Ola;

    Tenho muita vontade de Conhecer Angola, por isso encontrei sua pagina. Todo lugar do mundo tem suas coisas boas e ruins, nada é perfeito. O pais acaba de saqir de uma guerra e está tentando e conseguindo ” tirar pa lante “. Espero um dia viver e ser feliz entre eles. Gostaria de saber mais sobre, trabalho e tudo mais p fazer mesmo as malas e ir p la.

  10. Para viajar para trabalhar em Angola é necessário ser chamada por uma empresa de lá. Mas a experiência vale a pena.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »