Atestado Robustez
Afonso Loureiro
É complicado entrar em Angola… para se obter um visto ordinário (daqueles que cospe na rua e diz palavrões) é necessário um monte de coisas. Quando olho para a lista é esta a impressão que tenho:
- trinta e duas arrobas de fotografias tipo passe
- quatro requerimentos carimbados, selados e lacrados
- certidões disto, daquilo, daqueloutro e de qualquer outra coisa de que se lembrem
- declarações em soneto dodecamétrico perfeito
- treze embalagens de cotonetes
- UM atestado de robustez
Este atestado de robustez não é necessário para agora mas é uma coisa que me intriga. Por terras lusas nem sempre é requerido. Há empresas que o pedem, há outras que não.
Até mesmo o Estado é um pouco indeciso… li recentemente uns anúncios no Diário da República referentes à abertura de concursos de admissão de pessoal na Câmara Municipal de Palmela. Um deles era para uma vaga de um técnico de geografia e planeamento regional. Entre outras coisas era exigido um atestado de robustez física e psíquica para o exercício da profissão. O segundo concurso era para a admissão de um tractorista. O único requisito para esta vaga era a carta de condução de ligeiros. Não é preciso robustez para ser tractorista? Estranho…
Deixe uma resposta
Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.