Salamandras
Afonso Loureiro
As salamandras são animais quase invisíveis para quem vive em ambientes urbanos. São muito sensíveis a alterações do seu habitat e a sua fama de bicho peçonhento faz com que muitas sejam mortas só porque tiveram o azar de se cruzar com um humano. É verdade que segregam toxinas que podem causar convulsões, mas, a menos que se coma uma, não sei como alguém se possa queixar do seu veneno. De qualquer das formas, as pintas amarelas brilhantes servem de aviso para a intragabilidade do bicho.
Salamandra aventureira
Vivem em lugares húmidos e pouco poluídos, como margens de regatos lentos, sapais e grutas. Graças às chuvas de Abril, que deixaram os campos encharcados, e às temperaturas mais elevadas, as salamandras começaram a aventurar-se um pouco mais que o habitual. Perto de Valverde, em Évora, as salamandras deixaram as margens do rio e invadiram os campos e as estradas e tive a oportunidade de ver numa noite mais salamandras juntas do que tinha visto até então. Por outro lado, é fácil perceber que as estradas, mesmo que pouco movimentadas, são locais onde muitas são atropeladas.
Deixe uma resposta
Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.