Basquetebol
Afonso Loureiro
O futebol é o desporto que os luandenses mais gostam de ver, mas aquele que preferem jogar é o basquetebol. Uma das razões talvez seja por precisar de menos espaço para ser jogado, vantagem essencial numa cidade onde qualquer pedaço de terreno é disputado para construir mais uma casa.
Nas esquinas, aproveitando um pátio desocupado ou um beco pouco movimentado, é frequente ver uma tabela construída com sobras de sucata, contra-balançada com um bloco de motor de camião ou pedras grandes. Os bairros mais afortunados contaram com algumas oferecidas pelas administrações municipais ou Ministério do desporto. Essas até têm rede no cesto.
Campo de basquetebol
Ao fim do dia, quando o calor aperta menos, uma mão-cheia de jovens movimenta-se naqueles poucos metros quadrados entre o cesto e o outro lado da rua, tentando mostrar o seu jogo. Com tanto treino, não é de admirar que Angola já tenha sido várias vezes campeã de África.
Deixe uma resposta
Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.