Postal ilustrado
Afonso Loureiro
Desde há muitos anos que é tradição familiar enviar postais ilustrados dos locais de férias, não só aos amigos mas também a nós próprios. Na maioria das vezes são enviados nos últimos dias de férias, para que os possamos receber em casa, em jeito de remate da viagem. Alguns demoram tanto tempo que só nos lembramos deles no dia em que os recebemos. Outros, felizmente poucos, nunca chegam.
A visita a São Tomé cumpriu a tradição e enviámos um postal a nós mesmos, com um selo alusivo à visita Papal de 1995 ao Papa João Paulo II deveras curioso. Uma vez que a língua oficial de São Tomé e Príncipe é o Português, a única razão que encontro para que parte do selo esteja escrita em Inglês é para homenagear o Papa, poliglota de renome.
Selo poliglota
Em termos de rapidez de entrega, nada há a apontar. Dois dias úteis da linha do equador a Lisboa.
Adenda: João Paulo II visitou São Tomé e Príncipe em 1992, e regressou a África em 1995, desta feita não chegando a visitar a ilha. A sua morte em 2005 ditou a emissão do selo em 2006.
O símbolo CEPT representa a Conferência Postal Europeia, criada em 1959 e da qual São Tomé e Príncipe não é membro por razões óbvias.
E os simbolos no escudo à direita são o quê?
Este selo está cheio de surpresas. CEPT representa a Conferência Postal Europeia, mas o número 50 não sei o que queira dizer. O brasão também não reconheço.