Pêras com umbigo…
Afonso Loureiro
Característica fundamental dos mamíferos é o de possuirem um umbigo. Como animais vivíparos que são, necessitam de um cordão umbilical que os ligue à placenta durante a gestação. Após o nascimento, fica apenas uma cicatriz no abdómen como recordação. Nalguns animais mal se nota, escondida pelo pêlo ou por ser pouco marcada, mas nos humanos, faz parte da imagem que temos de nós mesmos e tem fascinado poetas e pintores.
Mas o que motivou este artigo não foi uma qualquer consideração sobre a origem do umbigo que todos conhecemos, foi exactamente o espanto por encontrar um em lugar indevido, o que veio dar um certo peso às vozes de mau agoiro que dizem estar o mundo a ficar maluco, com cientistas ligados à produção de alimentos transgénicos a tentar enxertar genes de camelos bactrianos em tomates coração-de-boi, talvez para obter tomates de duas bossas cultiváveis no deserto.
Bom, na verdade não acreditava que o mundo estivesse a ficar mais avariado do que já estava até ver a minha primeira pêra-rocha com umbigo…
Mamífero do reino vegetal?
Deixe uma resposta
Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.