Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

04 2012

Bretanha, terra da sopa de natas e manteiga

A Bretanha fica no canto noroeste de França. Tem língua e costumes muito próprios e é conhecida principalmente pelas bolachas de manteiga e servir de cenário às aventuras de Astérix.

As bolachas de manteiga são uma natural extensão do principal produto bretão, a manteiga. Esquecendo que não se trata de um arquipélago, pode-se dizer que a Bretanha está para a França como os Açores estão para Portugal. Por todo o lado há vacas. Leite, manteiga e natas são produtos omnipresentes por estas paragens.

Le phare du petit minou
Costa da Bretanha

Não havendo bolachas suficientes no mundo para absorver tamanha produção, os bretões aproveitam qualquer pretexto para introduzir uma generosa porção de natas, manteiga ou ambas em qualquer prato e, em caso de não haver oportunidade, consomem-nas assim mesmo, à colher. Já dizia a minha bisavó que comer sem pão é comer de lambão.

Depois de conversar um pouco sobre hábitos alimentares e, especialmente, sobre o costume que os bárbaros cá do sul da Europa têm de usar azeite, descobri que uma sopa apreciada por muitos é engrossada e temperada com natas e manteiga. Faz-me lembrar a sopa de natas finlandesa, que faz todo o sentido quando se pensa no clima do país. Talvez esta sopa que só consigo imaginar como gordurosa tenha também justificação no clima da região. Chove muito na Bretanha e talvez esta seja uma forma de impermeabilizar o corpo através do estômago.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »