Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

05 2010

O inspector da TAAG

A transportadora aérea angolana voltou a voar para a Europa, após mostrar que os seus aviões mais recentes, a frota de Boeing 777, já cumpria os requisitos de segurança exigidos. Os Jumbo ainda têm alguns destinos vedados, porque nem todas as irregularidades encontradas foram sanadas, mas, pelo que sei, também este assunto ficará encerrado dentro de pouco tempo.

Na altura em que a proibição foi imposta, as inspecções das autoridades aeronáuticas internacionais eram frequentes. Visavam assegurar-se que as recomendações estavam a ser cumpridas a bom ritmo, tanto pela TAAG como pelo Estado angolano. Uma dessas visitas ficou famosa, pelo menos em Angola, porque o inspector não concluiu a missão e regressou mais cedo sem emitir um relatório oficial.

Apesar de parecer um contra-senso, esta atitude foi a que mais beneficiou Angola, porque as irregularidades encontradas, diz-se, eram tão graves que obrigariam a medidas mais drásticas, como a proibição de efectuar serviços de linha aérea internacional por parte da TAAG ou restrição do espaço aéreo angolano. A única forma de o evitar era não entregar o relatório, invocando falta de condições para trabalhar ou qualquer outro motivo que permitisse prorrogar automaticamente o prazo por mais seis meses.

O inspector partiu, deixou um relatório preliminar com as coisas que tinham de ser corrigidas antes que alguém visse e prometeu voltar daí a meio ano. Houve uma grande reviravolta nos meios da aviação civil durante esses seis meses, e as inconformidades mais graves ficaram resolvidas, mesmo a tempo da nova inspecção felicitar Angola pelo trabalho.

Felizmente, o trabalho não parou por aí e a prova é que na inspecção seguinte, a TAAG regressou à Europa com os seus próprios aviões, ao invés de os alugar à África do Sul.

Todos se perguntam o que terá visto o inspector que o tenha chocado tanto. Sinceramente, não sei, mas no aeroporto encontro coisas realmente estranhas, como o estendal de roupa mais alto do mundo.

TAAG estendal
Roupa seca a qualquer altitude

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “O inspector da TAAG”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Hilariante mesmo!

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »