Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

30  08 2011

Casa da Torre

Nas faldas do maciço central da Serra da Estrela nasceram várias vilas e cidades importantes que se orgulham de uma História longa, confirmada por ruínas e antigos forais, e de paisagens vigorosas que moldam gentes e feitios. Gouveia é uma delas e vale a pena ser visitada por muitas razões.

Casa da Torre
Casa da Torre e pelourinho

Mesmo no centro da cidade resiste um pequeno edifício que, em tempos anteriores, fez parte de um solar pertencente aos Marqueses de Gouveia. Infelizmente, eram da família dos Távoras e o Marquês de Pombal tratou-lhes da saúde. Grande parte das suas propriedades foi destruída e os solares mais pequenos deixados ao abandono para serem ocupados ou ruírem por si e as suas paredes recicladas para outras construções.

A Casa da Torre data do séc. XVI e tem uma interessante janela manuelina que dá para a Rua Direita. Do outro lado está o pelourinho, também da mesma época, mas entretanto destruído. Em 1951, depois de encontradas várias peças do pelourinho original, foi reconstruído.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »