Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

05 2010

Moedas

No princípio do ano, um alto funcionário do estado angolano ligado ao banco central anunciou a re-introdução de moedas metálicas, que tinham perdido toda a credibilidade em virtude das constantes desvalorizações do kwanza.

Faz sentido que se cunhem moedas para substituir as notas de denominações mais baixas, que se estragam muito depressa. Por trocar de mãos muitas vezes por dia, a vida média de uma nota de 50 kz deve ser de apenas alguns meses, por exemplo.

Os meses foram passando, mas as novas moedas não se viam circular. Até que, muito discretamente, os fundos das caixas registadoras começaram a chocalhar sempre que se abria ou fechava a gaveta. Fazendo umas perguntas na mercearia ficamos a saber que são as novas moedas, mas que não dão jeito nenhum porque ainda só há de 1 kz.

Realmente é estranho que, numa altura em que as notas de 5 kz são quase desprezadas, se introduzam moedas com valores faciais ajustados aos preços de uma década. Depressa descobrimos que são moedas dessa altura.

1 kz
Moedas de 1 kz

Quando os preços são arredondados para os cinco kwanzas mais próximos, a introdução de moedas de 1 kz com os presentes níveis de inflacção só faria sentido se houvesse uma correcção do valor do kwanza, passando a moeda de 1 kz a valer o mesmo que a nota de 10 kz, por exemplo. As pessoas só as voltam a usar quando estas forem úteis. Numa terra onde os porta-moedas deixaram de se usar há muitos anos não faz sentido encher os bolsos de moedinhas sem valor. Ninguém vai pagar a corrida no candongueiro em moedas de 1 kz. Espero que seja apenas um prelúdio para a cunhagem de moedas de 50 kz e 100 kz.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

7 respostas a “Moedas”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Circulam moedas de 50cts, 1AKZ, 2AKZ e 5AKZ…o que me constou é que as notas de 5AKZ e 10AKZ vão sair de circulação (nos bancos já existe alguma dificuldade em encontrá-las) e vão sair notas de 20AKZ. Constou-me…

  2. O que se irá pagar com meio kwanza é que me deixa verdadeiramente intrigado.

  3. Nem quero acreditar na introdução de moedas de valor tão baixo!!!! Se agora são inumeras as vezes em que recebemos o “troco” em pastilhas, caldos de galinha, bombons…para não falar nas vezes em que nos dizem, “não tenho 20, 30….100 kwanzas”, imagine-se então com “moedinhas” de meio kwanza. Com 100 kwanzas pouco ou nada se compra(7 carcaças, uma gasosa…) com 1 kwanza, nem imagino, porque não será para facilitar em nada, isso é certo.

  4. POr acaso recebi 15 Kwanzas em moedas de 2 (logo, ficaram-me a dever 1 AKZ) e na loja disseram-me que só havia de moedas de 2 a circular.

    A data tb é de 1999, igual à da fotografia.

  5. Oi Afonso, tudo bem?
    Venho mais uma vez solicitar um favor. Autoriza que o Global Voices utilize essa foto das moedas para acompanhar o texto que estou a escrever sobre a circulação das mesmas?
    Abraços,
    Clara

  6. Sorry that I don’t write Portuguese.

    If anyone wants to sell the coins dated 1999 or above, I will pay US$0.50 each for them + your mailing costs.

    If you send me a minimum of 100 pieces, I will pay even more per coin.

    Please note that the coins must be in NEW or almost NEW condition and you have to contact me by email for my delivery instructions.

    Thanks again.

    Paul

  7. The export of Angolan currency, no matter how small, is forbidden.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »