Os vulcões de Homero
Afonso Loureiro
Quando procurei descobrir os vulcões que pudessem ter ajudado a descrever o Adamastor camoniano descurei a comparação com a Odisseia, a principal fonte de inspiração de Camões, um verdadeiro admirador dos Clássicos da Antiguidade.
O roteiro de Ulisses é a epopeia com a qual se comparam todas as outras e não poderia ser ignorado no estudo d’«Os Lusíadas». A principal diferença entre a epopeia portuguesa e a Odisseia é exactamente o facto de ser uma epopeia Portuguesa, que descreve os feitos de uma nação inteira e não apenas de um só herói. Camões foi mais longe que os escritores das obras clássicas e fez um povo inteiro o herói da sua epopeia.
Mas se há uma grande diferença, há também inúmeras semelhanças e o Adamastor é uma delas. Na Odisseia, Ulisses tem de enfrentar vários perigos. Os mais famosos são o Cíclope Polifemo, com o qual Adamastor partilha parte da personalidade, Sila e Caribdes. Estes dois últimos monstros habitavam o Estreito de Messina, a importante passagem marítima entre a Itália e a Sicília.
De um lado Caribdes, que, duas vezes por dia, engolia e voltava a vomitar as águas do mar com tal violência que tragava barcos inteiros. Representava o próprio Estreito de Messina, famoso pelas suas fortes correntes e regimes de ventos muito diferentes de ambos os lados, capazes de atirar os navios contra as rochas sem aviso. Do outro lado Sila, o monstro com longos pescoços e que silva quando projecta as cabeças para fora da caverna escura onde vive, aniquilando pessoas e animais. Passar perto era demasiado arriscado.
O Etna
Socorro-me da adaptação em prosa do ilustre João de Barros para completar a descrição de Sila segundo Homero.
«Dos dois escolhos que te falo – um ergue-se até ao firmamento; cercam-no nuvens obscuras que nunca se dissipam; nunca ali reina o dia; e nenhum mortal subiu ou desceu, pois é feito de pedras unidas e lisas, como se fossem polidas. No meio, abre-se uma caverna negra e de altura descomunal. Navega o mais rapidamente possível! Mora na caverna a maldosa Sila, que dá uivos como os animais ferozes, monstro horroroso cuja vista agonia. Possui doze garras afiadas, seis pescoços de enorme comprimento; e, sobre cada um, cabeças assustadoras, de goelas hiantes guarnecidas de três filas de dentes, que, mordendo, logo matam. Metade do corpo está deitado na caverna; e atira para fora as seis cabeças pavorosas, alongando os pescoços colenates.»
Da mesma forma que o Adamastor é, em parte um vulcão, Sila é-o também. Muito perto do Estreito de Messina há dois vulcões famosos e, curiosamente, os mais activos da Europa, o Etna e o Stromboli. São também conhecidos pelas suas erupções explosivas, com bombas vulcânicas incandescentes cuspidas a grandes distâncias que deixam um rasto de cinza e vapor como um longo pescoço de uma qualquer besta mitológica que habite nas profundezas das suas caldeiras.
As semelhanças com a descrição não se ficam por aqui. Quando solidificam, as bombas vulcânicas ganham formas afiadas, como se cheias de dentes, a vertentes escarpadas e negras parecem polidas à distância, e a coluna de cinzas que perpetuamente sai da chaminé vulcânica, e os vapores das fumarolas fazem as vezes de nuvens que não se dissipam.
O Etna fica na Sicília, à vista do estreito. O Stromboli formou uma ilhota exactamente a meio da rota mais segura para o norte, e ainda mais activo que o Etna. De noite é possível ver-se o brilho laranja que a lava emite na sua funda caldeira fumegante. É fenómeno de tal forma conhecido que, desde a Antiguidade, lhe dão o nome de Farol do Mediterrâneo. Sempre que entra em erupção poucas pessoas são autorizadas a viajar para a ilha por causa das "dentadas" que Sila inflinge.
Stromboli, o monstro Sila
Parece-me plausível que, se Homero criou um monstro para descrever um vulcão e se Camões se inspirou na Odisseia para os Lusíadas, o Adamastor tenha, também ele, uma costela vulcânica. Talvez não inspirado pelo vulcão de Ternate, nem sequer pelo Stromboli, mas é certamente um primo do monstro Sila.
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