Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

30  07 2008

O que levar?

Quando fazia as malas para a viagem até Angola, preparei-me com as coisas de que poderia vir a precisar. Tinha ideia de que nem tudo a que estava habituado e dava como garantido poderia estar disponível, mas lá consegui juntar um monte de tralhas de que tenho vindo a servir, mais ou menos conforme o planeado.

Mas agora enfrento um dilema. Estou a fazer a mala para partir uns dias para uma cidadezinha que fica a meio caminho entre Benguela e o Huambo, onde as necessidades básicas são muito diferentes das de Luanda e as prioridades são outras.

Ao contrário de Luanda, esta terra sofreu os horrores da guerra. A Unita entrincheirou-se lá durante a guerra de ’92. E depois foi o cabo dos trabalhos até de lá sair… As infraestruturas que resistiram devem ser precárias.

O que levar? O que levar? Para além da roupa, claro. Um livro? Durante o dia não vou ler. À noite posso não ter luz. Água? Sim, seguramente. E farmácia de viagem. E repelente de mosquitos.

Será que me está a escapar algo de tão óbvio que até em Luanda já dou como garantido e lá não há?

O telefone ainda se arrisca a ficar. Levamos um Iridium connosco, não vá o diabo tecê-las.

Gasolina! Não vai na mala, mas é preciso levar um jerrycan adicional. A questão não é encontrar bombas de abastecimento, por vai havendo. A questão é encontrar uma bomba com combustível.

Vou guardar a escova de dentes, antes que me esqueça!

Até breve!

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “O que levar?”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. No regresso irás perceber o que verdadeiramente fazia falta…

  2. Caro Afonso.

    Meu nome é António e estou de partida para Luanda em trabalho. Estou um pouco apreensivo com a minha viagem e estadia. De todas as pessoas com quem falo e que já por lá estiveram, as perspectivas não são muito animadoras. Desde o trânsito caótico 3 a 4 horas para chegar a qualquer lugar, dentro da cidade, às faltas de energia e agua, corrupção os valores de custo de vida excessivos deixam-me bastante preocupado.
    Gostaria de ter a tua impressão sobre o que é viver em Luanda e o que devo levar daqui de Lisboa.

    O meu obrigado e abraço.

    António

  3. Feliz Natal são votos da Família Fernandes a todos os “blogueiros”, made in Luanda.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »