Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

25  11 2011

Clavículas de Salomão, Omoplata do Tshombé

Começa a fazer parte da paisagem urbana ver distribuir à saída do metro pequenos papelinhos rectangulares com texto denso impresso a uma só cor. São os panfletos dos feiticeiros africanos, que na Europa dão pelo nome de astrólogos. São Doutores, Professores, Videntes e Santos com nomes típicos da África Ocidental

A fórmula é quase sempre a mesma. O nome escrito do feiticeiro em letras garrafais encabeça o panfleto. Seguem-se-lhe as categorias profissionais e, mais abaixo, um breve currículo que atesta os poderes do mago. Curiosamente, é neste currículo que se pode tomar o pulso às preocupações correntes da maioria das pessoas. Os feiticeiros são rapidíssimos a reagir às necessidades da clientela. É fácil perceber quando uma nova crise entrou em força se os feiticeiros anunciam protecção de emprego ou curam a falta de dinheiro.

Feiticeiro Mamadu
Mamadu, o do Dom "Herditário"

Também anunciam sempre que só recebem pagamento após resultados a contento do cliente. Convenientemente, esquecem-se de referir que, apesar de só cobrarem pelos resultados, as matérias-primas para os "tratamentos" têm de ser pagas à parte. O cliente vai pagando os tijolos e só paga o trabalho de construir a casa quando esta tiver telhado. Também não dizem que estes produtos especiais têm um preço quase convidativo, nem muito caro que assuste, nem muito barato que faça desconfiar da qualidade. Mas são precisos muitos e durante meses a fio. Um cliente é uma boa renda.

Alguns, mais informados, afirmam ser especialistas em técnicas especiais, como seja a mestria das Clavículas de Salomão, uma espécie de Tarot que, diz a lenda, foi escrito pelo próprio Rei Salomão enquanto pensava na Rainha do Sabá.

O certo é que nestas coisas não se pode dar parte de fraco e assim que um feiticeiro disse saber usar as Clavículas de Salomão, apareceu logo outro a garantir que, para além destas, usava também a Omoplata do Tshombé. Estes panfletos da Omoplata do Tshombé já não aparecem há muitos anos, talvez porque o próprio Tshombé caiu no esquecimento pouco depois de morrer.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Clavículas de Salomão, Omoplata do Tshombé”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Alguns destes especialistas em tudo, mas mais especializados, exigem pagamento adiantado, veja-se o caso de MAMADOU N’GUÉYÉ:
    “autêntico mago, este feiticeiro mundialmente conhecido no bairro, repara o seu PC por telepatia, sem necessidade de se deslocar. È tal o seu poder que é capaz de reparar os setores defeituosos do seu disco rígido, trata também o cancro à distância, os problemas de ereção e pode fazer com que a sua vizinha se apaixone por si. Pagamento adiantado 100€. Resultados garantidos.”
    Esta sumidade tem consultório em França, mas como as reparações são todas feitas à distância, não há qualquer problema.

  2. Trabalha com as novas tecnologias, é o que é.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »