Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

19  01 2009

O Rottweiler da Baviera

Há muitos anos, o Papa João Paulo II, o saudoso Karol Wojtila visitou Portugal. Vi-o quando passou por Queluz. Estava às cavalitas do meu pai. Eu, porque o Papa seguia num UMM blindado.

Entretanto, porque ninguém é eterno, morreu de velho. O Vaticano tratou de arranjar um substituto e mantiveram o mundo em suspense com sinais de fumo. A eleição do novo Papa ficou envolta numa aura de estupefacção, com a figura mais reaccionária a ocupar o lugar. A surpresa foi de tal ordem que até na terra natal do Cardeal Ratzinger os jornais publicaram títulos sugestivos como «Oh mein Got!»

A minha prima Mariana, nascida na Alemanha e por isso remotamente aparentada com o senhor Ratzinger, quando soube da notícia começou a dar–lhe o nome carinhoso de Rottweiler da Baviera. Já sei que vou ouvir um raspanete «porque eu não tenho nada a ver com esse retrógrado!»

Sendo agnóstico convicto, não me faz diferença quem é o Papa Católico, Ortodoxo ou Evangélico. Devem ser boas pessoas. E, já que aqui estou, o Dalai Lama também me parece boa pessoa, mas julgo ser indiferente quem ocupa o lugar porque são escolhidos exactamente por serem boas pessoas.

A propósito de agnóstico convicto. Será que isso existe? Por definição, um agnóstico não acredita, mas só até ao momento em que lhe provam que está enganado… por isso não é assim tão convicto. Os humanos são complicados.

Mas o que tem este artigo a ver com Angola? Bom, é que eu não contava voltar a ver o Papa. Como já se notou, da única vez que o vi, foi ele quem veio ter comigo. Quando for a Roma não faço muita questão de ir para o meio da confusão da Praça de São Pedro ver um senhor a acenar da janela e a dizer coisas que ninguém percebe. Mas o Senhor, na sua infinita sabedoria, resolveu fazer com eu visse o Papa. Uma vez que eu não vou a Roma, já mandou avisar que ele vem a Luanda! Em Março. Com sorte é durante as minhas férias e lá se vão os Divinos Planos por água abaixo.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “O Rottweiler da Baviera”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. É bem possível que consigas “fugir” da visita papal, mas não te livras do comentário certeiro e sempre humorado da Mariana!

  2. Não substime o Papa, vai que ele passe depois justamente no lugar onde você estará tirando suas férias. Rs…

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »