Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

21  03 2009

Para o Papa ver

No Largo Serpa Pinto, perdão, Amílcar Cabral, havia uma rotunda. Um dia resolveram que passaria a ser apenas meia rotunda. Refizeram passeios, mudaram os sentidos de algumas ruas e a rotunda sumiu-se.

Agora está lá um conjunto de semáforos, na tentativa de regular o trânsito ingovernável de Luanda. Funcionam a energia solar, para precaver as constantes falhas de energia a que a cidade já se habituou. Mesmo assim, as luzes passam mais tempo avariadas do que a funcionar.

A torre que fica em frente ao antigo Hotel Katekero foi pintada de amarelo casca d’ovo e vermelho tijolo. Para receber o Papa, dizem. O contraste entre os dois edifícios é abissal, porque o hotel continua com o aspecto de que não vê obras de conservação há décadas. Parece que o Papa só precisa de ver o que está em frente e o Hotel fica fora de vista.

blog_Mar09_10
É pena que sejam só obras de fachada

Aproveitaram também para pintar os edifícios mais antigos do lado oriental. Dois edifícios baixos, que fazem esquina com a Rua do Carmo, perdão, Tipografia da Mamã Tita e com a Rua Flávio da Cunha, que não sei se é nome actual, antigo ou assim-assim porque esta rua não tem placa com o nome, ao contrário de outras, que têm duas diferentes.

Pintaram-nos, mas não taparam os vários buracos de balas que pintalgam as fachadas. As manchas que os escondiam desapareceram e agora parece que os buracos se multiplicaram.

Um pouco antes das eleições legislativas também se pintaram fachadas pela cidade. Os edifícios escolhidos estavam quase todos localizados entre o aeroporto e a Cidade Alta, onde fica o Palácio Presidencial.

blog_Mar09_03
Na rua de trás

Mas parece que o Papa quer ir à missa a São Paulo e isso implica passar por outras artérias. Aquelas que não fizeram parte dos planos cosméticos das eleições.

Já estou a imaginar um plano maquiavélico para que Luanda fique toda pintadinha de novo… Vamos convencer umas dezenas de altas figuras a visitar um qualquer cantinho da cidade. As fachadas daí até ao aeroporto vão passar a ostentar uma nova camadinha de maquilhagem.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Para o Papa ver”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Ola Afonso!

    Estou editando um artigo sobre a visita do Papa a Angola para o Global Voices Online e gostaria de publicar as imagens desse post, claro, dando os devidos créditos. Você nos daria autorização?

    Obrigada
    Paula

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »