Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

13  01 2010

Rubro-negra

Os campeonatos internacionais de futebol têm o condão de alimentar o nacionalismo consumista da bandeira, bandeirinha e bandeirota.

Tal como aconteceu em Portugal em 2004, o campeonato de futebol encheu Angola de bandeiras de todos os tamanhos e feitios. Dentro e fora de cada carro penduram-se e colam-se várias bandeiras vermelhas e negras. Há bandeiras nas janelas, nos terraços e nos carros de madeira dos roboteiros. Alguns motoristas investem num par de bandeirinhas de secretária e colam-nas no pára-choques dianteiro, talvez para imitar os carros das embaixadas.

Bandeira na traseira do carro
A matrícula fica melhor tapada

Perucas estilo carapinha-microfone pintadas de vermelho, amarelo e preto são vendidas e usadas na rua, juntamente com os cachecóis, que tanto sentido fazem no Verão Austral. Os zungueiros, para além de vender as tralhas do costume, vendem agora bandeirinhas, cornetas e apitos com as cores nacionais.

Angola agradeceu a generosa oferta de 40’000 t-shirts e apitos por parte da CIF. Uma igreja evangélica distribuiu milhares de cornetas para os angolanos festejarem o futebol. Se não se oferece o pão, ao menos que se ofereça o circo.

Da parte que me toca, apoio totalmente que as pessoas sorriam enquanto agitam a bandeira, que cumprimentem desconhecidos porque têm um cachecol da selecção ou que se abracem e gritem quando festejarem um golo. As cornetas é que eram escusadas!

Infeliz o gajo que se lembrou de distribuir cornetas. A toda a hora as sopram e, na altura em que escrevo, o raio do campeonato ainda nem sequer começou. Não me bastavam já as buzinas por tudo e por nada?

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “Rubro-negra”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Pode se dar por satisfeito Afonso, nós aqui falamos já depois do inicio do CAF ou CAN, como queiram, quando se deram os 4 golos, aqui além das cornetas tinhamos os tiros e as rajadas de AK…. que lhe parece?!

  2. Como é uma peruca estilo “carapinha-microfone”?

  3. É só preciso imaginar o Michael Jackson no tempo dos Jackson Five: Uma imensa bola de cabelo a revestir a cabeça.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »