Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

28  03 2010

Uma década

O tempo é uma coisa estranha. A cada instante vivemos o presente e temos a convicção de que houve um passado e haverá um futuro, embora não possamos voltar ao passado para confirmar que alguma vez tenha existido nem ir ao futuro e regressar para contar como será. Até poderá acontecer que o tempo não exista e que apenas o imaginemos.

No espaço físico não temos essas limitações. Podemos andar para trás e para diante, fazer observações em vários pontos no mesmo instante, medir distâncias e, se usarmos a noção de tempo, calcular velocidades e acelerações, comparar medidas anteriores, fazer contas e tentar perceber o mundo.

Riscas na estrada
O tempo não pára

O tempo comporta-se como um referencial exterior ao qual não temos acesso. Não fazemos a mínima ideia se o tempo anda depressa ou devagar porque a única medida fidedigna de que dispomos é o presente, todas as outras fazem parte da memória. Por isso é que há alturas em que o tempo passa devagar e outras em que passa a correr.

A última década passou por mim a correr. Ao recordar o que aconteceu nestes dez anos tenho a certeza de que houve alturas em que o tempo passou devagar mas agora, vendo o panorama todo, concluo que foi apenas um instante, um acumular de acontecimentos que culminaram neste instante a que chamo de agora e neste a quem chamo Eu.

Como todos os instantes são o presente, não faria sentido pensar na última década de forma aleatória. É preciso escolher um ponto na memória do passado em relação ao qual amarro o meu presente. Esta década começou no dia em que o meu pai morreu. Continuo sem acreditar que já passaram dez anos.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Uma década”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. O tempo não pára mesmo… e apesar de a medida ser bem definida em segundos, minutos, horas… e sabermos que um um minutos são 60 segundos, há situações na nossa vida em que sentimos que passou a correr e outras em que o tempo custa tanto a passar.
    Quando estás longe o tempo passa tão devagar…

  2. O regresso está para breve!

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »