Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

17  03 2010

O caos da chuva

O clima de savana que caracteriza Luanda deixa as pessoas mal preparadas para os poucos dias em que realmente chove. Durante um ano inteiro as linhas de água e as valas de drenagem foram acumulando lixo e terra que vão servir de represa às primeiras chuvas. Os carros de limpeza de fossas completam o trabalho despejando as lamas no primeiro colector que encontram. Sem água para as dissolver acabam com solidificar e entupir definitivamente os esgotos

As chuvas de Verão em Luanda duram pouco tempo mas enchem as ruas de lama e lixo e inundam as casas nas zonas mais baixas. Se chove mais que umas horas seguidas, é quase certo que haverá mortos. São pessoas arrastadas pelas enxurradas que rebentam as represas de lixo, são casas construídas em leitos de cheia que desaparecem sem deixar rasto. A cidade fica virada do avesso.

Buraco
Rua abatida

Até que as ruas da periferia deixem de ser lamaçais profundos, o centro da cidade fica calmo. É difícil vir trabalhar sem transportes. Os autocarros não saem dos parques e os candongueiros não arriscam certos trajectos demasiado lamacentos. Da Maianga até à Marginal, todas as ruas ficam cobertas de pedras e lama que escorre das partes altas da cidade e escondem as caixas de visita que perderam as tampas.

A Rua da Administração da Maianga, que esteve fechada para obras durante quase meio ano não resistiu à primeira chuva. Três horas de precipitação e o asfalto novo cedeu. Nem os novos esgotos serviram de remédio porque estão ligados ao sistema antigo, demasiado entupido para poder escoar toda a água. Um camião do lixo quase foi engolido num dos buracos que se abriu debaixo dos rodados e só depois de ser içado e empurrado por duas máquinas voltou à estrada.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »