Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

05 2010

Neva em Luanda

Ninguém o admite abertamente, talvez por ser um dos segredos mais bem guardados de Angola, mas aqui e ali vão-se ouvindo rumores de que a tentativa de encher a baía de Luanda com areia é apenas o início da cópia dos luxos existentes no Dubai.

Para além das ilhas artificiais e dos hotéis de dúzias de estrelas com campos de ténis nos terraços e restaurantes subaquáticos, o Dubai inaugurou com toda a pompa e circunstância uma pista de esqui no meio do deserto. Um grande armazém refrigerado, que daria um excelente entreposto frigorífico, acolhe árabes enregelados para dar uns bate-cús na neve acabadinha de sair da máquina. Angola prepara-se para fazer o mesmo, mas a uma escala muito maior, nem que seja porque é um país muito mais importante que um pedacito de deserto lá nas arábias.

Em vez de um modesto pavilhão climatizado, Luanda vai ser a primeira cidade tropical do mundo com um bairro inteiro transformado em estância de esqui. Ainda não tenho confirmação oficial, mas os pequenos indícios que têm vindo a aparecer não deixam margens para dúvidas.

Pinguins
Os pinguins já chegaram

Em primeiro lugar, as obras no Liceu Salvador Correia, que aparentam serr de recuperação, mas acredito que visem transformar o Liceu Salvador Correia num chalé alpino para acolher os esquiadores, com bares, restaurantes e um hotel de luxo. Na torre do relógio instalarão um teleférico que a ligará ao edifício da CIF ou da Sonangol, ambos com heliportos nos terraços.

Depois temos as decorações alusivas à neve, que me levam a concluir que a pista principal comece à porta do liceu, onde já colocaram os pinguins para dar um ar mais típico à coisa, e termine no Largo Serpa Pinto, onde descobri o último indício.

Esta pista decisiva é a mais discreta e só por um mero acaso reparei nela. Parado no largo estava um carro com pneus de neve. Só posso concluir que seja de um dos promotores da estância, já preparado para a sua inauguração.

ContiWinterContact
Pneu de neve

Agora a sério. Tenho pena do sujeito que comprou o carro importado do norte da Europa ainda com pneus de neve. Vai achar que são os piores pneus do mundo quando se desfizerem ao fim de poucos milhares de quilómetros, mas não podia deixar passar a oportunidade de brincar um bocadinho com estas coincidências e as obras megalómanas em Luanda.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

5 respostas a “Neva em Luanda”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Adoro vir aqui e ler sobre um pais onde nunca estive mas que me fascina, nem eu sei porque.

  2. Espero que tenhas passado bons momentos em Angola. Achei os teus posts um pouco biased relembrando o depoimento de um ex-colonisador insatisfeito com a independecia de Angola e que procura apenas mostrar o lado menos bom de um pais que viveu 40 anos de guerra e que aos poucos vai se reconstruindo…quero com isto dizer que faltou retratares tambem aqui a nova Angola, as coisas boas que estao a ser feitas, ainda que a passos de camaleao, mas acho que mereciam destaque aqui no blog. Acredito que assim estarias a ser imparcial mostrando os dois lados da moeda….mas nada me surpreende vindo de um portugues que se calhar nao se conforma porque Angola e um pais livre. Tenho dito!!!

  3. Ao que parece, os angolanos são incapazes de aceitar que os outros vejam o mundo com olhos diferentes dos seus. Durante dois anos trabalhei para que Angola prosperasse e tentei mostrar os dois lados da moeda, sempre que com eles me cruzava.

    Angola é um país independente, mas daí até ser livre, ainda vai um passo muito grande….

  4. Se eles(os nao Angolanos) vejam o mundo com olhos diferentes isso e perfeitamente normal, agora o que nao e normal e pensar que o que e diferente nao presta ou e coisa doutro planeta. Pensar que no tempo colonial as coisas estavam melhor que agora so passa mesmo na cabeca de alguem que nunca sentiu o que significa nao ter liberdade de seguir o seu proprio caminho e digo isso como filho de pais Portugueses que muito amam Angola e que felizmente ainda vivem la.

    Viva Angola!

  5. Os angolanos são soberanos em seguir o seu próprio caminho, mas há muitos interesses (económicos, quase todos) em que não o façam…

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »