Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

12  08 2010

A prova do crime

Por embirração, quase de certeza, é proibido sair de Angola com Kwanzas no bolso, tal como a proibição de tirar fotografias na via pública, ainda enraizada nas mentes de polícias, soldados, fiscais e arrumadores de automóveis.

Terá sido certamente uma imposição dos tempos da guerra civil, para evitar que se falsificassem notas no estrangeiro para minar a economia angolana. Por via das dúvidas, o dólar americano sempre foi tido mais em conta e o kwanza, com as suas desvalorizações sucessivas, usa-se para os trocos.

As actuais notas de kwanza têm várias marcas de segurança que as tornam mais difíceis de falsificar que os próprios dólares e, como em mais lado nenhum do mundo se pode cambiar kwanzas, é um pouco estranho como não se pode levar algumas notas de recordação.

É compreensível que haja limites para a exportação de divisas, não se percebe em que afecta a economia angolana levar umas moedas no bolso. O mais ridículo é que, se por acaso levarmos kwanzas e nos esquecermos de os declarar no balcão à entrada do aeroporto, são-nos confiscados pelos agentes da autoridade, que só não os põem logo no bolso porque é preciso manter as aparências. Para evitar este enriquecimento ilícito dos polícias, teria de se emitir, no mínimo, um documento que comprovasse a retenção do dinheiro e que permitisse controlar os montantes apreendidos. Mas isto é outra história.

A verdade é que uma ou outra nota vai saindo, evitando as malhas do fundo de maneio dos polícias da fronteira.

Como têm um valor simbólico, acabam por aparecer nos sítios mais esquisitos. Encontrei uma numa geocache, deixada como presente para troca. É a prova do crime.

Nota de 10 kwanzas
A prenda da geocache

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »