Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

16  08 2011

Pelos caminhos de Portugal: Sortelha

Sortelha é uma das Aldeias Históricas de Portugal. Ficou razoavelmente preservada porque foi abandonada. A população começou a construir as casas fora das muralhas, onde tinha mais espaço e a velha aldeia foi deixada livre de atentados arquitectónicos com os que vemos na parte nova.

Sortelha
Porta da Vila

Grande parte das ruínas foi recuperada, embora com alguma liberdade artística no que toca aos telhados, mas o conjunto continua a ser interessante.

Foi um importante castelo, que dominava o último vale da Cova da Beira e impedia o acesso ao planalto do Sabugal. Agora parece perdido no meio do nada, com as estradas a desviar as rotas para longe.

As dezenas de aerogeradores que por estas partes foram erguidos nos úlimos anos quebram esta sensação de isolamento e desfeiam muito a paisagem rude a que Sortelha nos habituou ao longo dos séculos, mas temos de conviver com eles.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »