Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10 2011

Quinta da Fidalga

A Agualva foi, antes da febre do betão e da conurbação com o cacém, uma pequena povoação entalada entre muitas quintas de variadas dimensões. Na sua quase totalidade foram esquartejadas para a construção dos novos bairros e nem os edifícios solarengos de cada uma sobrou para contar a história. Restaram dois ou três exemplos destas casas das quintas e um deles, curiosamente, no centro da freguesia – a Quinta da Fidalga. Foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal.

A história da Quinta de Nossa Senhora do Monte Carmo, o nome completo da Quinta da Fidalga, remonta já ao século XVIII, conforme se pode ler na ficha de identificação do IGESPAR. Neste documento descreve-se o edifício e alguns edifícios anexos, mas é omisso acerca do brasão que se encontra sobre o portão que dá para o largo.

Quinta da Fidalga
O brasão

É um brasão cortado com quatro cabras, treze besantes e timbre com uma quimera. Desconheço se foi pintado respeitando as cores originais – porque na heráldica as cores dos elementos são importantes. Procurei nas poucas fontes de que disponho, mas não consegui identificar a família. Não me parece que seja o de José Ramos da Silva, o primeiro proprietário que fez fortuna no Brasil, e desconheço quem ocupou a quinta após a sua morte, mas isso não é importante porque, ao que parece, havia muito novo-rico a encomendar brasões para expor aos visitantes atestando a longa linhagem do dinheiro fresco.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »