Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

31  08 2008

Nervosismo

Os seguranças lá em baixo costumam ter uma vida regalada. Durante a maior parte dos dias nada acontece.

Nas últimas duas Sextas-feiras de cada mês, tudo muda. Desde manhã cedo que ostentam uma nova ferramenta de trabalho, a AK-47 ou uma pistola-metralhadora ligeira.

As confusões que se geram nos estabelecimentos de diversão nocturna costumam intensificar-se com a chegada do dinheiro dos salários. Mais vale prevenir que remediar.

Na última semana do mês, o turno da noite traz sempre a arma. Os coletes à prova-de-bala passam a estar visíveis e fazem-me pensar se serão só para compôr a figura, ou se terão mesmo justificação.

Quando os dias para o fim do mês se começam a contar com os dedos de uma mão, o nervosismo aumenta. Ao passar um grupo de arruaceiros barulhentos a disparar alarmes de carros, gritar e a comportarem-se como rufias de baixa categoria, as risadas habituais dos seguranças cessam. Ao longo de toda a rua se vão vendo as cadeiras a ficar desocupadas e os passeios cobertos de fardas castanhas. Uns tiram a arma do ombro e deixam-na na ponta do braço caído. Outros embalam-na com o dedo apoiado na guarda do gatilho. Fazem caras fechadas e sérias. A tensão cresce e o barulho no meio da rua esmorece. O grupo avança um pouco mais depressa. Assim que mudam de quarteirão, o problema passou para os seguranças seguintes. A arma de cada um volta a repousar na bandoleira que dá a volta ao ombro. As cadeiras, que ainda não arrefeceram, voltam a ser ocupadas e os jogos e conversas são retomados. Até ao próximo grupo. Hoje, ou daqui a uns dias.

Uns minutos depois voltam-se a ouvir as risadas e as histórias que, imagino, são contadas com um grande sorriso.

Mais tarde, só o cacarejar intermitente dos rádios interrompe o silêncio.

Amanhã é outro dia. Pode ser que o fim do mês já esteja longe outra vez.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Nervosismo”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Têm uma semana para justificar os seus postos de trabalho… esperemos que façam o seu melhor.

  2. Afinal, os seguranças têm razão para gastar a maior parte do tempo numa morna quietude. É preciso acumular energia para os “dias quentes”, até que os ânimos arrefeçam e o dinheiro se evapore.
    Desejo que os teus dias sejam sempre de bonança.
    Um caloroso abraaaaaaço.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »