4
07
2010
Arraial internacional
Afonso Loureiro
A época das festas de Verão em Portugal começa ainda na Primavera, com os arraiais de Santo António. Depois dos santos populares vêm as festas de fim-de-semana, com as mais importantes marcadas para Agosto, altura em que os emigrantes regressam à terra.
Apesar de não ser frequentador assíduo, ao longo dos anos tenho assistido a algumas e notei uma modificação gradual dos reportórios e, acima de tudo, dos sotaques. Agora é quase obrigatório que o artista cante alguma coisa com sotaque brasileiro, senão mesmo uma canção brasileira, de permeio com os sucessos do momento da música popular.
Festa popular
As festas populares são unicas, mais os seus ‘cantores populares’.
Mas esta foto despertou-me a atenção pela menina sentada junto das colunas…
Filha do artista, ou mera espectadora mais ‘participativa’?
Lembrou-me de repente a minha filha mais nova (assim meio desfocada, é tal e qual) e não consegui conter a lagrimazita da praxe
Sinceramente, não sei quem era. A fotografia foi tirada de passagem e a menina já lá estava sentada quando chegámos.
O pior do sotaque, é que os brasileiros teem um ou mais sotaques em cada estado.
Enquanto os brasileiros dizem que é paulista, mineiro ou baiano como nós dizemos do norte algarvio ou alentejano, com o correr dos anos com esta imitação a gosto, fica uma salgalhada estúpida.
Mesmo a nova ortografia a gosto do brasil, demonstrou o analfabetismo que os doutores portugueses demonstram em não exigir explicações sobre os critérios que os brasileiros usaram para o que se propõe.
Sim, porque a maioria é que se impôs. Nós não riscámos nada.
Os brasileiros que conheço também não sabem muito bem o que é essa coisa do acordo ortográfico em que se determinou que cada um escreve como lhe apetece.