Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

13  12 2010

Avaria da ferramenta

Com um pouco mais de tempo nas mãos, retomei o trabalho na electrónica. Alguns projectos ficaram em suspenso, incompletos, esperando por vagar ou inspiração. Outros nem sequer passaram de um plano e alguns componentes separados. O plano perdeu-se na mudança e agora restam apenas as peças, sem que uma memória ténue do seu propósito tenha resistido.

Um dos mais prementes, que é como quem diz, já aguardava resolução um ano antes de partir para Angola era a estranha avaria do multímetro. De um da para o outro resolveu fazer greve. Com o mais importante instrumento avariado, os diagnósticos tornaram-se difíceis. As contas dizem quanta corrente e tensão se deve esperar em certos pontos do circuito, mas sem a possibilidade de as medir directamente, há algumas avarias impossíveis de resolver. Concluí que o multímetro necessitaria de um multímetro para ser reparado. Mas, se comprasse um novo multímetro, este perderia o seu propósito. Para além disso, este custou-me nove contos há quinze anos e não me estava a apetecer deitá-lo fora.

Felizmente que há problemas que se resolvem por si mesmos. Os longos anos de espera tornaram a avaria mais evidente. Um pequeno condensador electrolítico tinha entregue a alma ao criador e agora começava a verter o conteúdo para o circuito.

Condensador babado
O culpado

Dois toques com o ferro de soldar e o chupa-solda, um alicate a ajudar e o defunto deixou o espaço livre para um novo e mais competente condensador.

Condensador novo
O substituto

À falta de substituto do mesmo tamanho, o novo condensador foi montado à alentejana, deitadinho e aconchegado entre outros componentes. Com dois pontos de solda e uma bateria nova, o aparelho voltou à vida, como se nunca tivesse estado avariado.

Multímetro avariado
Já funciona!

Com um sorriso de orelha a orelha, fui medir resistências e dar palmadinhas nas costas a mim mesmo.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

4 respostas a “Avaria da ferramenta”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Olá Afonso,

    Fiquei a conhecer mais uma das “artes” de que é capaz.
    Que por acaso até é uma das minhas “artes”
    Multimetros, osciloscopios , geradores e afins, “cangalhada” electrónica é comigo.Se soubesse o que tenho aqui no sótão…
    Mas quando precisar de componentes, resistencias ,condensadores, transistores tenho algumas “reliquias” do tempo em que trabalhei na Standard Electrica, hoje Alcatel.Pena é que o “Roque santeiro” já não exista, se estivesse em Angola era lá que montava uma banca de electónica…

    Abraço

    Rui

  2. Confesso que já tinha saudades de “brincar” com o ferro de soldar, de ver pequenas máquinas a nascer e a funcionar mais ou menos conforme o planeado.

  3. boas sh Afonso sera que me poderia dar uma ajuda e que o meu multimetro tambem avariou mas no meu apareçe -1
    sera que me podia ajudar

  4. Sem conhecer o modelo do multímetro ou o modo em que apresenta esse valor é difícil, mas pode começar por ver se o manual lhe dá alguma indicação.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »