Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

27  03 2013

Montras, relógios de cuco e gatos gordos

Ninguém concebe uma loja sem montra. Não só é essa a primeira ideia que nos surge quando pensamos numa loja, como uma loja sem montra nos faz pensar em negócios de vão de escada ou nichos de mercado tão especializados que não precisem do interesse do comum transeunte. As montras destes últimos negócios também não costumam ser conhecidas pela sua originalidade, resumindo-se a uma mão-cheia de peças empoeiradas e muito desbotadas pelo Sol.

Mas negócios há que nada têm para encher uma pequena vitrine, quanto mais uma montra inteira, mas cujas instalações têm uma montra, muitas vezes muito bem situada e que chama a atenção de quem passa.

Nestes casos, há duas formas clássicas de encarar o problema. A primeira passa por deixar a montra vazia. Esconde-se o interior da loja com uma cortina ou pinta-se o vidro. Não fica muito bonito, mas é a abordagem pragmática. A segunda forma resume-se a decorar a montra com qualquer coisa, mesmo que improvável ou sem qualquer ligação discernível ao negócio. O que interessa é que a monotonia de uma montra vazia seja substituída por qualquer coisa.

Esta última escola traz-me à memória a história de um turista em Zurique que viu numa montra um espantoso relógio de cuco. Para além do relógio, apenas algumas flores de plástico desbotadas enfiadas em jarras fora de moda. Entrou para perguntar o preço mas disseram-lhe que o relógio, único objecto na montra, não estava à venda. Por muito que insistisse, não lho vendiam, ainda para mais estava exposto porque aquela era uma loja de capar gatos e não faziam ideia do que ter na montra.

Montra vazia com dois gatos ao Sol
E aqui? Será que reparam relógios de cuco?

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Montras, relógios de cuco e gatos gordos”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Olá!
    Passei para conhecer seu blog ele é notº 10, muito maneiro com excelente conteúdo gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu blog e desejar muito sucesso e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus familiares
    Um grande abraço e tudo de bom

  2. Tenho um gato, o Romeu que é gordo.

    Gosta de apanhar sol na janela durante o Inverno. É um grande companheiro. Fui mázinha para ele, pois mandei-o castrar, mas fui ao veterinário onde não havia montra nem relógio de cuco…

    O seu post está delicioso, a ligação que faz das montras, relógios de cuco e gatos gordos é muito gira e talentosa.

    Acho que o Afonso é um escritor, com alma de engenheiro!

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »