Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

11 2008

Uso do triângulo

As coisas de pré-sinalização têm muitas formas e feitios, mas o triângulo de pré-sinalização não tem substituto quando chega a altura de assinalar um carro rebocado.

O medo de que seja atropelado por um condutor mais incauto (todos), leva a que nem sequer seja colocado no chão. Fica em cima do carro, seguro por uma mão firme.

O passageiro segura o triângulo laranja sobre o tejadilho e todos sabem que devem contar com um cabo, corda ou trapo a unir os dois carros, como se de um cordão umbilical se tratasse.

Na estrada de Benguela, um chinês não estava a par desta particularidade ou não prestou atenção ao sinal. Ultrapassou o camião que estava a ser rebocado, emaranhou o carro no cabo e acabou por morrer esmagado. Quando passámos pelo local do acidente, ambos os camiões ostentavam o triângulo…

Não deixa de ser curioso como, numa terra onde cada um se vai safando como pode no trânsito, ainda haja a necessidade de assinalar este obstáculo imprevisto.


Mensagem clara

A descontracção com que os condutores, tanto do reboque como do rebocado, executam a tarefa demonstra plena confiança na técnica. Poderá não ser inteiramente legal, mas também não será inteiramente ilegal e ninguém parece importar-se com isso.

Pelo sim, pelo não, é sensato não ultrapassar só o carro de trás…

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Uso do triângulo”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Afinal, os angolanos também fazem uso do triângulo mas, pelos vistos, só quando um carro pode esconder outro.
    Particularidades da pré-sinalização. Vivendo e aprendendo.
    O pobre chinês não aprendeu, morreu!

  2. Achei curioso a maneira como se assinala o reboque. Para além de serem desenrrascados os angolanos são também criativos.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »