Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

19  02 2009

A minha desgraça

Ao contrário de muitos expatriados, que se deixam deslumbrar pela vida cara na Ilha, não costumo cometer muitas extravagâncias.

Jantares fora são poucos. Como melhor em casa e infinitamente mais barato. Bares e discotecas já não eram os meus lugares de eleição na Pátria e aqui muito menos. Não digo que não, mas não é a primeira coisa que me vem à cabeça como divertimento. Prefiro muito mais uma conversa interessante.

Por outro lado, os serões são ocupados quase sempre a cuidar da saúde do Aerograma, que necessita de cuidados diários.

Em toda a Luanda, só há um sítio onde me perco. O mercado de arte do Futungo. Se lá passo e caio na asneira de parar, já sei que volto com alguma coisa debaixo do braço. Não é que os vendedores sejam bons, que são, é mesmo porque há lá peças verdadeiramente boas.

mercado_de_arte_1
As telas na areia

Os preços, já se sabe, são sempre regateados e o primeiro valor varia consoante a hora do dia, nacionalidade, paciência ou cor da pele do comprador.

Digamos que, se formos pacientes, podemos fazer alguns negócios não exactamente bons, mas aceitáveis.

mercado_de_arte_2
Bons negócios e negócios assim-assim

Todas as peças necessitam de um selo do Ministério da Cultura que autoriza a sua exportação. Alguns vendedores prestam-se a fornecer, a preço módico, uma cópia devidamente falsificada do dito selo.

mercado_de_arte_3
Com o selinho a espreitar…

Já há uns quantos vendedores que conheço pelo nome porque quase sempre lhes compro uma peça ou outra. E até já tive o prazer de oferecer uma Eka ao Soba do mercado. Há que apaziguar as chefias para fazer bons negócios. Nessa ocasião, comprei um mexerico!

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

4 respostas a “A minha desgraça”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Compreendo que não consigas resistir ao passar pelo mercado de arte, porque tem peças muito bonitas.

  2. Penso que faz falta uma secção no mercado de arte: brinquedos feitos pelos meninos com desperdícios. Seria uma fonte de rendimento e estou em crer que teriam boa venda.
    Ás vezes sonho em ir para ai e mobilizar esse tipo de iniciativas….

  3. aventura na cozinha continua ,q bela compra 😮 mexerico:.fica bem

  4. procuro artesanato de angola para compra se souber se alguns artesaos para contactos agradecia pretendo promover o artesanato de africa mas tenho muita dificuldade em encontrar contactos se alguem souber agradecia que me enviassem por mail ananuno13@hotmail.com

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »