Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10  08 2009

Por detrás do tapume azul

Ao descer a rua, por detrás dos tapumes de chapa azul, ouvia-se um burburinho que depressa cresceu para uma grande comoção. Vozes sobrepunham-se umas às outras, como que tentando arrematar algo de valioso num leilão. Sotaques carregados ou línguas ainda não aprendidas dificultavam a compreensão.

Na esquina com a Rainha Ginga juntou-se uma multidão curiosa. Uns inclinavam a cabeça como que apontando as orelhas por cima dos tapumes. Outros, mais afoitos, acotovelavam-se junto das frestas e buracos nas chapas, sempre com um olho espreitando os carros que se desviavam do grande buraco e faziam salpicar água e lama para todo o lado.

As vozes do lado de lá continuavam a saltar umas por cima das outras, dirigidas a uma entidade invisível que, pelo ângulo dos pescoços, devia existir algures no segundo andar do hotel ainda inacabado. As do lado de cá, em surdina para não perturbar o espectáculo, trocavam ideias sobre o que se estava a passar no estaleiro.

As vendedoras de caramelos e tabaco que se sentam à porta dos respectivos prédios deixaram de prestar atenção às conversas habituais com as vizinhas. Conversavam com os que ocupavam o lugar dos clientes, e, pouco a pouco, foram-se juntado à multidão que se aglomerava na esquina em frente ao portão entreaberto. Um mar de cabeças que se agitava de um lado para o outro, tentando ver um pouco mais que a cabeça do vizinho da frente, era a visão que tinham os retardatários ou os que, como eu, foram surpreendidos pelo acontecimento.

Conversando um pouco com o segurança do banco que também prestava mais atenção à obra ruidosa que à porta do dito, fiquei a saber que era uma greve. A construtora do novo hotel não tinha pago os salários deste mês a horas e a obra estava parada. Sem ovos não se fazem omoletes…

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

3 respostas a “Por detrás do tapume azul”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Sigo o seu blog com muita atenção e gosto. Sou africano. Os meus Parabéns e relativamente ao facto de insistentemente estar a ser insultado, ameaçado e…talvez ajuda-se se entendesse que alguns indivíduos mais “limitados” e seguramente complexados (serão mesmo africanos… pisaram já a terra com cheiro de Àfrica)não conseguem entender o seu humor, o seu tom crítico, mas também esse gostar que se vem acentuando. Para esses deixo um recado, criem um blog… escrevam, faz bem…
    Cumprimentos de um Africano.

  2. Um bem-haja pelo encorajamento!

  3. A crise chega aos canteiros de obras…
    ……
    Acho lindinhas essas expressões portuguesas. Um “bem haja” prá você também.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »