Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10  12 2009

Embondeiros em flor

Os embondeiros são as árvores emblemáticas de África. São também a primeira coisa que nos salta à vista como totalmente estranha ao que estamos habituados.

Não são apenas os estrangeiros que se sentem tocados pela sua aparência bizarra, os naturais também sentem que são diferentes das restantes árvores e procuraram explicá-las através de lendas e histórias.

São as árvores que já nascem velhas ou que estão plantadas ao contrário, dizem os mais-velhos, tentando explicar às gerações seguintes que os embondeiros novos não se parecem com os adultos e que, ao contrário de quase todas as outras árvores tropicais, estas são de folha caduca e passam parte do ano com ramos a parecer raízes.

Os seus frutos estranhos, as múcuas, podem servir para explicar o mundo ou ser o berço de um herói mitológico. Mas também as múcuas partilham a estranheza com a árvore.

Com o início da estação quente, os embondeiros cobrem-se de folhas brilhantes, escondendo os dedos esticados com que se parecem os seus ramos. Depois nascem pequenas bolas verdes na ponta de hastes compridas que se penduram na ponta dos ramos. Supomos que cresçam e se transformem em múcuas, mas estamos enganados.

Um dia essas bolas verdes rebentam e revelam que afinal não serão múcuas, pelo menos para já. As flores são grandes e brancas, mas quase passam despercebidas, esmagadas pela imensidão da árvore.

 Flor do embondeiro
Em flor

Ao fim de algumas semanas as pétalas caem e o pedúnculo começa a inchar, dando origem à múcua tão característica. Os embondeiros ainda têm muito que me ensinar.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

7 respostas a “Embondeiros em flor”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. embondeiro ou imbondeiro q dá a sombra e q dá o fruto múcua da qual se faz o delicioso gelado de múcua..hmmm, q saudadess!;)

    e o Afonso já provou gelado de múcua??;)

  2. Uauu Afonso! Andava há que tempos a querer mostrar aqui em casa aos meus filhos a flor do imbondeiro e estava difícil encontrar uma que a mostrasse no seu todo e ainda na árvore! Hoje chego aqui e surpresa das surpresas!!!!! Está espectacular! Também quero ver se apanho uma assim quando voltar. Não fosse o senão do cheiro que exalam que é desagradável dariam excelentes obras para arranjos ornamentais. Há quem diga que quando se encontra uma flor de imbondeiro se deve oferecê-la à sua amada porque diz a tradição que é o mesmo que lhe dizer que ela é única. No caso é melhor mesmo oferecer foto porque nem imagino o cheiro à chegada se alguém daí se atrevesse a trazer uma para aqui lol.

    Os imbondeiros têm sempre muito para nos ensinar. São árvores estranhas e místicas e à roda dele se passavam muitas histórias tradicionais de gerações para gerações. Foram sempre locais eleitos pelas tribos para se reunirem. São simbolos de força e misteriosamente sempre exerceram em mim um fascínio que não sei explicar. Tinha um no terreno ao lado de minha casa e foi o meu refúgio na infância. Todos nós em criança gostariamos de ter uma casa numa árvore e eu tive um imbondeiro com o tronco enorme e oco onde se cabia e brincava. Já revi a casa onde morei que nem consigo comentar e no tal terreno encontrei tapumes de uma obra que nem deixavam ver se o meu imbondeiro ainda estaria lá. Quando passo na minha rua tremo só de pensar no dia em que vou ter o baque de ver que ele desapareceu. Já escrevi muito sobre eles e este ano o meu postal de Natal é um campo de imbondeiros de uma foto que tirei aí e com uns pozinhos de perlim pim pim de uma ajudinha de um programa ficou transformado num campo natalício.

    Deixo-lhe só um parágrafo de algo que escrevi faz tempo quando nem imaginaria que ainda ia voltar a vê-los ao vivo e a cores:

    “…Havia muitas árvores num jardim plantado de sonhos. Uma era especial. De cada vez que eu passava, olhava-me, como só ela sabia olhar. Era uma árvore enrugada que até parecia cansada, com muiiiitos anos, e lá dentro desenhava um sofá já meio apodrecido. Tinha os braços compridos a direito para o céu e havia alturas em que chorava lágrimas a quem chamavam frutos que guardavam lá dentro o sal branco que sabia a agridoce de amadurecido de vida…”

    O imbondeiro é para mim segurança, força, semente que perdura e se aguenta diante das maiores adversidades. É o simbolo do que considero que devia ser uma família, uma amizade, um amor. Para sempre, de pé.

    Não sei como derrubaram tantas árvores destas!

  3. Parabéns pela foto… Está lindíssima. “Siga” a flor, fotográficamente, é claro, e vai ver como ela fica linda também depois de seca. Apanhe-a(as) e faça um arranjo para a sua casa (num pote ou jarra branca)… Acredito que vai gostar…

    Mais uma vez parabéns, pela sensibilidade…

    Ana Joaquina

  4. Uma árvore linda, uma fotografia soberba, como o Afonso sempre aqui expõe.
    E por mais engraçado que possa parecer, hoje de manhã o meu marido telefonou e disse-me que nos ofereceram um imbondeiro e que este ano será a nossa árvore de Natal, após ter visto a fotografia, será uma bela árvore de Natal e de certeza que os meus filhos vão adorar.
    Só não a poderei colocar na sala que como diz a Maré, o cheiro que as flores espalham não é muito agradável(algo que desconhecia. Obrigado Maré pelo alerta).

    Familia Fernandes

  5. Familia Fernandes

    Que tenham um Feliz Natal e de certeza que o imbondeiro vai torná-lo inesquecível. Como eu gostava de ser sortuda assim e ganhar um imbondeiro para ter pertinho de mim!
    Passei aí muitos Natais e guardo excelentes recordações deles. O importante é que se passe em família. Muitos outros se seguirão e esse vai por certo ficar guardado nos vossos corações não só como o mais quentinho de temperatura como de emoções que quando se está longe o coração bate mais pelos que à roda da lareira sentem a nossa falta.

  6. Afinal 0 imbondeiro é a marca de nascença do aerograma, isento de porte e de sobretaxa aérea. As flores dessa árvore só vêm confirmar a sua majestade e beleza. Obrigado pelo postal e pela lição.
    Aproveito para desejar-lhe a si e a todos os leitores do Aerograma um Bom Natal.
    Um abraço.

  7. Suas fotos são excelentes!

    Preciso saber nomes de árvores aromáticas da Mãe África. Principalmente de Angola; Guiné e Moçambique.

    Agaton

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »