Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

11  05 2010

Benfiiica!

O futebol é uma daquelas coisas que ocupa uma posição muito baixa na minha escala de prioridades das coisas. Aliás, no que toca a clubismos, tenho de admitir que poderei ser considerado ateu, ou mesmo herege, dependendo dos pontos de vista.

Apesar de em nada contribuir para a minha felicidade saber que um ou outro clube é ou deixa de ser campeão e os calendários dos jogos, com jornadas infindáveis e matemáticas esquisitas me fazerem demasiada confusão para que sequer os tente perceber, o facto de o Benfica ter sido campeão este ano não me deixou indiferente. Quem me conhece achará estranho o que escrevo  a seguir, mas há que dar a mão à palmatória.

Roulote Benfica
Benfica

Por muito que custe aos sportinguistas, portistas e outros ‘istas do futebol, o Benfica é mesmo o maior clube do mundo. Nem que seja apenas do lusófono. Só isso pode explicar que na Baixa de Luanda haja caravanas de carros a buzinar com gente sentada nas janelas a gritar «Benfiiica!», no dia em que o clube se sagrou campeão português. A convicção com que estes jovens festejam é tanta que quase julgaria ter sido um clube angolano a vencer.

Há coisas inexplicáveis, e uma delas é a ligação fortíssima que as pessoas ganham a determinados clubes de futebol. O cordão umbilical com Portugal foi cortado há décadas, mas nascem benfiquistas angolanos todos os dias.

Esta euforia pelo Benfica ajuda a explicar o que o Lobo Antunes disse numa entrevista à Visão acerca dos seus anos de tropa em Angola.

«-Quando o Benfica jogava, púnhamos os altifalantes virados para a mata e, assim, não havia ataques.
-Parava a guerra?
-Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. (…) E nada disto acontecia com os jogos do Porto e do Sporting, coisa que aborrecia o capitão e alguns alferes mais bem nascidos.
»

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

5 respostas a “Benfiiica!”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. E eu que sou Benfiquista desde pequenina e agora até sócia que foi um presente do meu filho da última vez que aí fui, porque confesso que não sou muito de me ligar a esse tipo de euforias clubisticas apesar de ser uma simpatizante de coração, ontem tive muitos motivos para saltar de alegria e vibrar. É bem verdade! É um clube grandioso e incrível a forma como aqui tantos angolanos sentem este clube. Ora até a guerra parava eheheh, até me lembrei do saudoso Raul Solnado que lá chegou à porta e a guerra estava fechada! Na volta estava a haver jogo do Benfica.
    Também vi por cá muitas bandeiras e carros a apitar com os cachecóis a abanar a trocar acenos e a festejar. É inexplicável mas é bonito de ver.

  2. kiakiakia! realmente o benfica é um grande clube.apesar de muitos kotas serem do sporting,a maioria dos angolanos torcem pelo slb.estava a espera que fizeses um post sobre isso,visto que eu ja comemorei alguns titulos do slb ai em luanda.este foi o segundo aqui na terra do pinto da costa e dos seus super dragoes.fiquei duplamente feliz.mas seria bem melhor na marginal de luanda.abraços.

  3. Pronto, lá me fizeste sair do Reader para deixar um comentário:

    BENFIIIIIIIICA!

  4. BENFICA… Realmente o Titulo encheu tdos amantes do football de mta Alegria. Pena o comportamento dos teus conterraneos vandalos que começarão a espancar todos Benfiquistas cà em Braga, Mulheres, Velhos e Criaças não escaparão da ira dos Bracarenses. Que pena quando se transita do Disportivismo pro Vandalismo… JORGE DE JESUS o”MEsSiAs”

  5. Glorioso!!!

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »