Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

17  05 2010

Património

Depois de muitas vozes se levantarem em protesto contra a perda de identidade da cidade, o património arquitectónico começou a ser salvaguardado a nível oficial. Para alguns edifícios históricos é uma medida que chega tarde, porque agora só existem na memória de Luanda e no seu lugar nascerão centros comerciais.

Os primeiros passos são tímidos, não passando do descerramento de uma placa identificando, nalguns casos, a ruína que, se não vir obras urgentes, desaparecerá depressa. Mas tem de se começar por algum lado e reconhecer que há património a salvaguardar é andar na direcção certa. Talvez depois se encontre orçamento para a recuperação.

Clube Transmontano
Placa no antigo Clube Transmontano

Alguns edifícios antigos mereceram homenagem, entre eles, o antigo Clube Transmontano, a velha estação da Cidade Alta e a sede do Jornal de Angola, representativa das casas de sobrado típicas da Luanda do séc. XIX. O Palácio de Ana Joaquina mereceria uma se não tivesse sido demolido e substituído por uma cópia há uns anos.

Ainda há muito trabalho pela frente, não só na classificação, mas, acima de tudo, na recuperação e conservação antes que seja tarde demais. Todos sabem que há muitos edifícios notáveis com o destino traçado, e que o seu número aumentará a cada ano que se deixe passar. A bem da memória e identidade de Luanda, alguns têm de ser preservados. Centros comerciais e edifícios de escritórios nem alma têm, quanto mais memória.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Património”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Ui….
    tanto brinquei no Clube Transmontano.
    Recordo as festas de Natal, de Fim de Ano, entre outras!!!

    Saudades da minha terra!

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »