Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

29  07 2010

A canícula

Há expressões curiosas, cujo significado conhecemos mas só verdadeiramente compreendemos quando somos confrontados com a situação que procuram descrever. Nos últimos dias tenho ouvido muitas vezes dizer que está de ananases, de assar rolas ou uma canícula desgraçada, mas ouvir é muito diferente de sentir.

Cães a dormir num dia quente
Estudiosos da canícula

Tem estado um calor desgraçado, com temperaturas que só se aproximam de civilizadas noite dentro. Não é que esteja um calor de assar rolas, porque essas continuam a esvoaçar por aí, embora com uns arrulhares mais tímidos, mas os cães prostrados por todos os cantos comprovam que a canícula já chegou e foi em força. Nem a tradicional nortada de Verão nos salva. Também deve estar à sombra, à espera que refresque.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “A canícula”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. “CANÍCULAS E CANICULARES
    A regra é simples: Em Agosto:

    Tira para fora os três primeiros dias. No dia quatro vê a cara do Janeiro que há-de vir. No dia cinco de Fevereiro e assim sucessivamente até dia quinze.

    Aí, pára. Tira dezasseis, dezassete e dezoito e volta a contar a partir de dezanove, mas desta vez conta ao contrário. Quer dizer o último, ou seja o dia trinta é que representa Janeiro. Estes, são os caniculares, que ainda são mais certos.”

    Confesso que nunca verifiquei…
    Costumo vir aquí para ver notícias da minha terra

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »