Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

09 2010

Peixe enjoado

Há acepções de certas palavras que nem os mais metódicos dicionaristas registam. Algumas, por se tratarem de calões profissionais ou regionalismos pouco conhecidos, acabam por se perder com o fim de certas profissões e a cada vez maior homogeneidade da língua que a televisão trouxe.

Não é a falta ou excesso de uso que torna as palavras bonitas ou feias. Sem grande trabalho, lembro-me de algumas que estão na moda e que me enchem de arrepios, recepcionar, por exemplo.

As palavras mais bonitas são aquelas que se aplicam a conceitos pequenos ou grandes, mas que, com poucas sílabas, substituem frases inteiras, libertando o discurso para outros assuntos.

Uma dessas expressões que se arrisca a desaparecer é o peixe-enjoado, percebida em comunidades piscatórias e que sobrevive, a custo, nos mais velhos habitantes da Nazaré.

Nem sempre os pescadores vendiam todo o peixe fresco. Parte dele costumava ser seco ao Sol, em tabuleiros na praia. Actualmente, a seca do peixe caiu em desuso. A congelação é um processo mais prático de conservação, embora implique um maior desperdício de energia. Por outro lado, a seca do peixe ao ar livre vai contra uma série de normas de higiene recentes. Quem as redigiu nem sequer pensou nesta actividade e esqueceu-se de abrir excepções para um método de conservação milenar.

Peixe fresco e peixe seco são termos que todos conhecem e marcam o início e o fim do processo. Pelo meio, quando o peixe muda de textura, mas ainda não está seco, chama-se peixe enjoado, devido à sua consistência e paladar característico. Alguns pratos regionais requerem exactamente o peixe enjoado para saírem perfeitos.

Peixe a secar ao Sol
O peixe enjoado

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »