Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

18  01 2011

Pombo-correio engatatão

Há muitos anos, o instinto dos pombos levou a que fossem usados como carteiros. Os pombos-correio eram mensageiros de confiança, que entregavam as missivas nas condições mais adversas. O meu avô chegou a ter um pombo-correio do Exército Belga, com uma asa carimbada registando a incorporação.

Esta sua paixão por pombos, partilhada por muitos vizinhos seus contemporâneos, nunca cheguei a compreender plenamente. Alguma razão misteriosa motiva milhares de pessoas a criar pombos com desvelo para depois os ir libertar a umas centenas de quilómetros do pombal e esperar, com um nó na garganta, que regressem todos de boa saúde. Talvez seja essa a esperança de quem abandona os cães e gatos antes das férias de Verão – que voltem sãos e salvos quando a família estiver de regresso das suas duas semanas em Quarteira.

Para além das largadas oficiais, há os treinos diários, com o dono dos pombos a ordenar curvas ao bando mais experiente com um apito estridente. Os pombos menos treinados só conhecem o apito de regresso. Em certas ocasiões, um bando de pombos consegue ser dirigido contra outro e, na confusão, capturar alguns pombos alheios. Quando há muitos pombais perto uns dos outros e rivalidades entre os vários columbófilos, é quase certo que irão voltear os pombos na mesma altura para tentar roubar pombos ao vizinho.

Contava-me o meu pai que a aquisição deste pombo belga, encorpado e castanho, marcou uma verdadeira razia aos pombais vizinhos. A cada saída, lá vinham mais uns pombos no bando. Quase sempre pombas, por sinal.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

5 respostas a “Pombo-correio engatatão”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Gostei do texto, pelas novidades e pelo sentido bem humorado com que termina.
    Abc

  2. Sinceramente nunca achei graça a esse tipo de lazer e sobretudo levar com uma carrada de cagadelas de pombo. Tal como outros, tipo caça etc.etc.

    Mas o do teu pai foi um “Sr.Pombo” para gaúdio de quem o via trazer outros…e sobretudo outras:) mas de forma alguma a esperança de “criadores de pombos” é igual a quem abandona o cão ou gato, neste caso é pura maldade.

    Poderia transpor esta tua história aos humanos!

    Adorei!

  3. Quem se afeiçoa verdadeiramente aos seus animais de estimação é incapaz de os abandonar. Se o fizer, achava-os apenas objectos descartáveis.

  4. Columbofilia – A Arte de criar pombos correio, animais de estimação como qualquer outro, com uma vantagem, treinados para voltar para o seu treinador, o qual só voltam por ele e pelo pombal e seu ninho. São extremamente dóceis.

  5. Não é só em columbofilia que o pombo é elemento central.
    A religião cristã também lhe dá destaque, mas num treino espiritual e sem revalidades. Felicito-o por fazer esta pequena homenagem ao seu avô, na actualidade ainda conservo ensinamentos transmitidos pela minha avó.

    Bem Haja

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »