Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

11 2011

500$00 de Super, se faz favor

Diz-nos a Lei da Termodinâmica que a entropia tem apenas uma direcção de variação. A desordem e o caos crescem no universo de forma imparável, mesmo que haja tentativas mais ou menos inovadoras para os controlar.

Todos tentamos lidar com esta inevitabilidade. Secretárias desarrumadas merecem olhares reprovadores da esposa e o crescente número de sapatos de senhora que aparecem em casa dão origem a piadas de centopeias.

As arrecadações são uma curiosa invenção. Apesar de originalmente se destinarem a armazenar coisas úteis, rapidamente nos apercebemos que são uns estupendos reservatórios de entropia em excesso. É lá que se encafuam os trastes que não temos coragem para empandeirar de imediato. Resolvemos o problema da desarrumação arrumando tudo noutro sítio, longe da vista.

É óbvio que a capacidade de absorção de entropia da arrecadação tem limites e chega o dia em que perde toda a utilidade porque as tralhas estão empilhadas até à porta e mesmo o que ainda é remotamente útil está soterrado em trastes velhos, cadernos escolares que cheiram a bafio e roupa que já ninguém usa.

É chegada a altura de tomar medidas drásticas. Umas dezenas de sacos de plástico preto, um par de luvas e pouco sentimentalismo resolvem o problema. Leva algum tempo, mas a arrecadação esvazia-se de entropia à medida que o lixo sai. Pelo meio encontramos algumas pérolas que atestam bem o quão atrasada estava a limpeza.

Auto-Quitério
500 escudos de gasolina

Na última volta à arrecadação do quintal, que ainda está longe de terminada, encontrei um recibo de gasolina de um trabalho feito pelo meio pai no Concelho de Loures no que já me parece tão longínquo 1985. Foram 500$00 de gasolina Super para o 127 cor-de-tijolo.

Curiosamente, este recibo despertou-me memórias mais recentes. Lembro-me de, em Angola, ter achado anacrónico pagar o selo de cada recibo por guia, mas era o que todas as facturas e recibos diziam. Este que encontrei, velho de quase três décadas diz o mesmo.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “500$00 de Super, se faz favor”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. ainda os telefones tinham 6 digitos 🙂

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »