Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

15  12 2011

Juventude suburbana

Andando todos os dias de comboio, dos subúrbios para Lisboa e vice-versa, tenho a oportunidade de observar uma boa fatia da população urbana. A que mais me fascina é a que diz respeito aos adolescentes de ar revoltado que acham que a rebeldia se mede em metros de paredes borradas com latas de tinta em spray. Ultimamente descobriram também que uma determinada dose de brincos e alfinetes parcimoniosamente espalhados pela cara é demonstrativa de individualidade extrema. É pena que todos optem por fazer o mesmo.

Uma faceta característica de parte da juventude suburbana é facilmente identificada nos pequenos rebanhos de adolescente imberbes que se contorcem para dar dois passos à conta de andarem com o gancho das calças abaixo dos joelhos. Sei que as modas valem mais do que o conforto, mas tropeçar nas calças porque se tem de mostrar as cuecas entra na categoria de parvo a roçar a imbecilidade. Bem sei que nos meus tempos de adolescente, havia muito boa rapariga a abotoar as calças de ganga sobre o casaco de penas só para que se visse a etiqueta. E que antes disso houve os chumaços nos ombros e as calças à boca-de-sino. Que me lembre, com qualquer destas indumentárias era possível subir e descer escadas e até mesmo dar dois passos sem imitar um pato.

Outra interessante faceta é a necessidade de alguns elementos se fazerem acompanhar por uma banda sonora roufenha permanente baloiçada na ponta dos braços e disfarçada de telefone. Tal como as cuecas à mostra e as calças pelos joelhos, dar má música ao mundo roufenha e em altos berros está mais na moda do que a ouvir em boas condições com um simples par de auscultadores. Mais curioso ainda é que baloiçam o telefone de um lado para o outro para que todos oiçam (ou incomode todos), mas depois não se ouvem uns aos outros quando conversam, razão pela qual têm de falar mais alto.

Querendo descrever um destes exemplares, se disser que um surdo foi atropelado e perdeu parte do uso das pernas não andarei muito longe da verdade.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Juventude suburbana”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Resumindo: estás velho.

  2. Resumindo: há dias em que me parece que sim… mas na altura dos casacos de penas enfiados nas calças também me parecia uma moda parva, por isso já devo estar velho à muito tempo.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »