Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

03 2012

Ruínas romanas na Amadora

A cidade da Amadora tem a sua origem na antiga povoação da Falagueira e no crescimento do núcleo urbano em torno das principais vias de comunicação. Primeiramente em volta da Estrada Real, quando a Porcalhota ganhou fama e, mais tarde, em torno da linha de caminho-de-ferro, onde tomou o nome da quinta da Amadora perto da qual se situava o apeadeiro.

Quase todos conhecem a Amadora como uma cidade de história recente, que cresceu desmesuradamente com o resto da linha de Sintra a partir da década de 1960. Os poucos vestígios de outras épocas foram sendo varridos por aterros, demolições e a explosão de betão armado que invadiu os montes do que foram os arrabaldes rurais de Lisboa.

Ruínas romanas na Amadora
As ruínas

Não é de estranhar que se julgue não haver muito mais para contar que as histórias do já extinto campo de aviação militar ou da chegada do comboio. Os vestígios estão lá, mesmo que tenham sido muito maltratados e até mesmo quase destruídos nas últimas décadas. Os próprios naturais ou moradores de longa data têm esta ideia de tal forma inculcada que fazem um ar incrédulo quando descobrem haver até vestígios romanos no centro da Falagueira.

Resistiram num pequeno recanto que miraculosamente escapou ao betão e foram descobertas aquando das obras para a construção de um supermercado junto dos terrenos da antiga Quinta da Bolacha. Julga-se até que os relatos obscuros de velhos muros e ossos encontrados na abertura de fundações de obras mais antigas ali perto possam corresponder a partes do complexo agora descoberto. Esses perderam-se para sempre, mas ainda lá está o que se julga ter sido uma cozinha construída aproveitando as paredes de uma construção romana mais antiga.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »