Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

03 2009

Lei de Murphy, aplicada aos geradores

Ao fim de alguns meses de bateria do gerador descarregada, já nos tínhamos resignado à escuridão, ao calor e ao frigorífico desligado sempre que faltava a luz. Sonhávamos com um providencial carregador de baterias que se pudesse levar à jaula da fera a que chamamos gerador. É que a bateria é das grandes e custa a tirá-la de lá.

O desejado aparelho acabou por aparecer. Curiosamente, numa manhã em que voltou a faltar a luz. Pensei que seria quase o mesmo que ter velas e fósforos, mas não ter lixa. Mas mais valia deixar tudo preparado e esperar pela electricidade. Sempre se adiantava serviço…

No momento em que afastei a protecção dos bornes, um cabo grosso e coberto de pó e gasóleo soltou-se. Na ponta descarnada havia umas dezenas de finos fios de cobre muito amassados e o que sobrava do terminal. Caídos ao lado da bateria, estavam mais dois pedaços maltratados.

Queres ver que isto tudo era só um brutal mau contacto na bateria? Toquei com o cabo no borne e saltaram algumas faíscas. Apertei-o com força e, com algum contorcionismo, carreguei no botão de arranque. O motor começou a girar e a engasgar-se. Uns segundos depois, estava a funcionar, com o seu trabalhar certinho. Toca a espreitar os painéis indicadores. Tensões normais em todas as fases. Velocidades constantes. Nada de luzes avisadoras acesas. Parece que os meses de descanso não lhe fizeram mal. Espreitei novamente a bateria. A malandra afinal estava cheia de electricidade. Até parecia que ia transbordar, mas não o fez, ou não fossem os senhores da Tudor bestialmente diligentes e avisados, que até se lembraram de apertar bem as tampas da dita.

Todos lampeiros, gozámos a falta de electricidade seguinte embalados pelo som do gerador e o fresquinho do ar condicionado. A nossa felicidade durou precisamente dez minutos, até ao momento em que se acabou o gasóleo…

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »