Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

23  03 2009

A força do Kwanza

O angolano tem orgulho do seu país. Orgulho exagerado, dirão alguns. Mas cada povo gosta da sua terra de maneira diferente.

Têm orgulho nas riquezas minerais inexploradas, na quantidade de petróleo que o país exporta. Fecham os olhos à pobreza endémica, à riqueza que as reservas minerais não trazem até serem exploradas e à riqueza que nunca chega ao povo depois de o serem.

O orgulho nacional estende-se também aos seus símbolos. As cores nacionais adornam janelas, fachadas, candongueiros e são usadas em bonés, camisolas, cachecóis e calções. Da mesma forma se venera a palanca negra gigante e a fenda da Tundavala.

E depois há a moeda, o Kwanza. Ao fim de muitos anos lá estabilizou e ganhou a confiança dos angolanos. Agora já é motivo de orgulho. No entanto, ainda há uma ou outra expressão que sobrou de tempos mais conturbados.

Durante anos, o dólar funcionou como moeda de facto e o Kwanza, em perpétua desvalorização, apenas para os trocos. Actualmente, a situação é outra. A moeda oficiosa é o dólar e a oficial o Kwanza. O Governo esforça-se por diminuir a utilização da moeda americana, mas a excessiva liquidez do Kwanza leva a que as pessoas optem por usar os dólares como maneira de não gastar os Kwanzas.

Voltemos à questão do orgulho na moeda. Há uns dias assisti a uma cena caricata. No trânsito caótico de Luanda, aconteceu o nada improvável – um carro avariou, atrapalhando ainda mais a circulação. O coro de buzinas não se fez esperar e cada condutor que passava pelo carro de capô aberto gritava um impropério qualquer.

Mas houve um em especial que me ficou marcado na memória. Até o dono do carro avariado sorriu quando ouviu um candongueiro gritar-lhe:

«Compraste essa merda em Kwanzas?»

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “A força do Kwanza”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Lol

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »