Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

06 2009

Na falta de elefantes

Quando se vem a África, apesar de sabermos serem expectativas irreais, sonhamos sempre com as imagens dos documentários de vida selvagem que nos acompanharam desde pequenos. Sabemos perfeitamente que vamos estar numa cidade onde o mais próximo que há de vida selvagem são os mosquitos, que as savanas ficam longe e que, provavelmente, não têm os animais que imaginamos.

Sempre que saímos de Luanda pensamos «será que é hoje que vejo alifantes?», mas nunca é. Os bichos mais tropicais que vemos são os macacos cinzentos a atravessar as estradas em bandos ou as peças de caça expostas na ponta de um braço ao longo das bermas das estradas do interior. Alguns afortunados foram ao parque da Quiçama ver os veados importados e ouvir a história de que até há elefantes, mas estão de folga. O sindicato é poderoso.

Na falta de elefantes, temos de nos contentar com formas de vida mais discretas. O mundo dos insectos é uma boa escolha. Esses pequenos animais estão por todo o lado.

elefantes02
Uma lagarta como as de lá

Nas idas à província, isto é, para fora de Luanda, encontramos coisas surpreendentes, tanto pela sua familiaridade, como pela sua estranheza. Uma dessas surpresas foi reconhecer um tipo de lagarta preta que fazia as minhas delícias enquanto criança, por se enrolar numa espiral perfeita ao mínimo sinal de perigo. Ainda me lembro do fedor que deitavam quando se enrolavam. A grande diferença para a versão portuguesa é o tamanho. As de Queluz nunca tinham mais de três centímetros, mas as de cá…

elefantes01
Medem-se aos palmos

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Na falta de elefantes”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Em África tudo é a duplicar. 🙂

    Linda cor da centopeia!

  2. Por essas terras, lembro-me de andar com uma varita a tocar essas lagartas, imaginando que ia conduzindo um “comboio mala” por linhas e estações… quando teria os meus 3 – 4 anitos.

    Boas fotos.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »