Terceira Guerra Mundial
Afonso Loureiro
Para os que ainda temem o início da Terceira Guerra Mundial, tenho de lhes dar uma grande desilusão: já acabou e tudo.
O receio da guerra atómica entre as duas super-potências traduziu-se na paz podre que dividiu o mundo em dois blocos e a que se chamou Guerra Fria. Geralmente esquecemo-nos de que esta guerra foi tudo menos fria. Só que se travou longe, com exércitos de procuração, tentando aumentar esferas de influência sem recorrer às armas nucleares, sempre evitando a aniquilação mútua.
Marca da guerra
Cada bloco procurou afirmar o seu domínio do mundo, de uma forma quase Orwelliana, conduzindo guerras onde apoiava os inimigos dos que eram auxiliados pelo outro lado.
África foi o palco perfeito para este jogo. Situa-se sensivelmente a meio caminho dos beligerantes e era suficientemente longe para que não se estendesse aos territórios de cada um. Estimulando descontentamentos tribais, raciais e sociais, movimentos armados e financiados pelas grandes potências iniciaram a guerra quente da Guerra Fria.
Filho da guerra
Pelo número de países envolvidos, esta foi verdadeiramente uma guerra mundial, possivelmente até a maior de todas. Mas como a maioria dos mortos eram os pretos lá na África, ninguém fez muito caso.
A guerra fria fez movimentar influências mas, acima de tudo, muito dinheiro. A ocupação de territórios em África não tinha só objectivos políticos. Os recursos naturais cobiçados foram trocados por armas mais ou menos obsoletas.
Nem a Lua no céu disfarça o horror da guerra
Os povos que se viram aprisionados neste fogo cruzado pagaram muito mais do que imaginaram. Se, a princípio, eram apenas os recursos da terra que pagavam a guerra alheia, depressa se começou a pagar com vidas e, mais tarde, com o próprio futuro da terra. Depois de vender as armas, destruiram-se as infra-estruturas e as fábricas para vender a reconstrução ou, ainda melhor, vender apenas o produto acabado.
Um continente inteiro com o futuro hipotecado em prol de uma guerra em que os intervenientes tinham medo de se defrontar… chega a ser cretino.
Mas não se culpe apenas os 2 grandes da guerra fria, porque no caso de África é preciso chamar pelo nome todos os africanos (brancos ou pretos), que alinharam nessa guerra bem quente.
Porque esses africanos a que me refiro, são aqueles que continuam a achar natural toda a violência que se passa com etnocídio africano.
quem dera você estivesse certo… na verdade, o que chamam de terceira guerra está muito próximo , é uma questão de tempo agora, tudo mostra: aumento dos problemas economicos mundias, aumento dos riscos de alguma gigantesca pandemia,o enorme risco de guerra na região das Coréias, invasão de Taiwan pela China e, principalmente, o “nó” atual no Oriente Médio, quando brevemente o Irã deverá ser atacado por sua intransigência… sem falarmos no consumo atual acelerado dos recursos da Terra… Enfim, são muitas as profecias que falam sobre o assunto, em diferentes religiões ou mesmo de forma separada de qualquer religião… mas com há aqueles que riem das profecias… quão grande será a surpresa desses…
A minha profecia… é que essa será a quarta.
Einstein disse: Nao sei como sera a 3 Guerra Mundial, mas posso-te dizer como sera a 4ª; com pedras e paus.