Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

08 2009

O Fantasma da Nestlé

O abandono do posto de trabalho é tão frequente em Angola, que quase podemos considerá-lo uma instituição. A avaliar pela quantidade de editais publicados nos jornais, quase em número superior ao dos anúncios de passaportes chineses extraviados, a assiduidade não é uma característica cultivada.

Não sei se será dos maus salários ou da desilusão com as funções desempenhadas, mas o certo é que há um dia em que os laços que prendem o trabalhador à empresa se rompem e ele não aparece mais, sem sequer avisar.

Ao fim de algumas faltas injustificadas, a empresa salvaguarda-se iniciando um processo de despedimento por abandono do emprego. Publica um anúncio no jornal e espera alguns dias até que o trabalhador apareça. É quase certo que não aparece, até porque com tantas faltas, o vencimento será ainda mais pequeno que o habitual.

As empresas maiores costumam publicar todas as semanas grandes listas de nomes de empregados faltoso, quase como se este acto extraordinário fizesse parte do procedimento normal.

Quem pensa que este fenómeno se restringe apenas aos níveis mais baixos, desengane-se. Por vezes pede-se a comparência de directores de casas cambiais ou agências bancárias. Nestes casos, suspeito que tenham desaparecido ao mesmo tempo que aquele grande saco de dinheiro.

Mas, às vezes, a publicação do edital quase parece excesso de zelo. A sucursal angolana da Nestlé resolveu iniciar o processo de despedimento com justa causa ao seu trabalhador fantasma. Parece que se ausentou duas semanas consecutivas sem avisar ninguém.

fantasma
in: Jornal de Angola

Se calhar, este é um edital se-te-serve-a-carapuça. Os trabalhadores que se revirem no texto preenchem o seu nome no espacinho entre os parágrafos e remetem para a Nestlé. Na volta do correio recebem um chocolatinho e ficam com a consciência tranquila para procurar o próximo emprego.

Outra possibilidade é que o trabalhador em causa seja precisamente aquele que escreve o nome nestes editais…

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »