Sobram sempre peças
Afonso Loureiro
Não há dúvida que os móveis do IKEA são práticos e, geralmente, baratos. A empresa conseguiu encher milhões de lares em todo o mundo com mobília que cada um monta em casa com um manual de instruções muito simples e poucas ferramentas.
A ferramenta mais utilizada é uma pequena chave sextavada, que vem em todas as caixas, facto que nos leva a supor que haja uma fábrica chinesa que produz apenas chaves sextavadas para este fim.
A primeira chave com que ficamos após a mobília montada é um brinde simpático, que simboliza o término da obra. Apesar de improvável, um eventual uso para ela faz-nos guardá-la na caixa de ferramentas.
No segundo móvel, a chave sobrante emparelha com a primeira, que poderia ter sido usada, mas como já vinha outra na caixa, ficou sem préstimo. À terceira chave, já maldizemos a mania de enfiar chaves sextavadas em todas as caixas de cartão com mais de dois quilos. Depois perdemos-lhes o conto.
Agora que terminei o trabalho de marcenaria na arrecadação e pude começar a arrumar as ferramentas, encontrei uma caixa onde fui enfiando os parafusos extra e as malfadadas chaves que se acumulam a cada visita ao IKEA.
As sobras
Não sei porquê, mas suspeito que são apenas uma pequena amostra do que haverá por aqui espalhado. Entre as estantes, as secretárias, as cadeiras e as mesas, começo a estar atulhado de chaves. Talvez fosse mais sensato perguntar se os clientes precisam de levar uma chave.
Grande colecção!
Qualquer dia fazes negócio com o IKEA e vendes a tua colecção ou pedes desconto nas próximas aquisições.:-P
A minha colecção de chaves do Ikea mete a tua a um canto!! Mas o engraçado é que eles agora decidiram não enviar parafusos para pendurar candeeiros, com a treta de que os materiais de construção variam muito.