Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

31  08 2011

Santa Clara-a-Velha

O Mosteiro de Santa Clara no já longínquo séc. XIII. As freiras sustentavam-se com os dotes das noviças e doações, por estarem impedidas de vender produtos agrícolas como os frades do mosteiro de Santa Cruz próximo. Estes últimos não gostaram da nova vizinhança, que competia com eles pelas fontes de rendimento fácil, e, com a morte da sua fundadora, D. Mor Dias, parecia que a história ficaria por aqui. Acontece que a Rainha Santa se interessou pelas freiras Clarissas de Coimbra e patrocinou pessoalmente a construção de um novo mosteiro. Foi para este mesmo mosteiro que se recolheu após a morte de D. Dinis.

Ao que o mosteiro não resistiu, foi às cheias regulares do Mondego. Lentamente, o leito do rio foi subindo e o mosteiro parecia afundar-se. Após muitas décadas de desaterros constantes e de obras para mudar parte das instalações para níveis superiores, numa tentativa fútil de fugir às cheias seguintes, os claustros e o piso térreo da nave da igreja foram abandonados.

Santa Clara-a-Velha
Convento de Santa Clara-a-Velha

Todo o mosteiro foi abandonado definitivamente no séc. XVII, quando se construíu, numa colina sobranceira, o novo Mosteiro de Santa Clara. Nesta altura, para os distinguir, a ruína à beira do Mondego passou a ser o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Nos últimos anos, um projecto arqueológico de grande envergadura drenou e escavou as ruínas inundadas do mosteiro e pôs a descoberto um monumento medieval muito bem preservado. Até os delicados baixos-relevos em pedra de Ançã parecem ter sido esculpidos ontem.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

Uma resposta a “Santa Clara-a-Velha”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Todos nós em Coimbra, temos muito orgulho no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. É mais uma das pérolas da cidade.

    Fantástica obra de restauro de toda uma equipa de grandes profissionais, dos quais me orgulho de ser amiga, de alguns.

    Local de muitas actividades culturais, tanto para adultos como para os mais novos.

    Acho que as Clarissas e a nossa querida Rainha, devem estar satisfeitas com o carinho e trato que se dá ao mosteiro.

    É um gosto tomar um café no bar do Mosteiro, e poder comtemplar aquele cenário maravilhoso.

    Quem vier a Coimbra tem de visitar os Mosteiros de Santa Clara-a-Velha e de Santa Clara-a-Nova.(obrigatório)

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »