Poleiro de libelinhas
Afonso Loureiro
Uma das invenções que mudou radicalmente o aspecto das paisagens rurais foi o arame farpado. É invento recente, com pouco mais de século e meio de história, mas revolucionou a forma de erguer vedações. Muros, cercados de madeira ou sebes, são caros e demoram tempo a construir ou a crescer. com o mesmo investimento, uma vedação de arame farpado permite cercar áreas muito maiores em menos tempo – daí a preferência dos holandeses por estas vedações mais eficientes.
Libelinha no poleiro
O seu impacto na paisagem é pequeno. Ao longe, da vedação apenas se notam os prumos ou as diferenças entre as parcelas. E, apesar de impedirem a passagem aos animais maiores, os restantes atravessam-nas com facilidade.
Tal como as andorinhas se habituaram a construir os ninhos nos beirados, também o arame farpado passou a servir outros animais que não o Homem. No final do Verão, junto de linhas de água em locais ermos que se reconhecem quase só pela vegetação um pouco mais verde, é frequente ver verdadeiros esquadrões de libelinhas pousados nas barbelas do arame farpado viradas para o vento. Ficamos indecisos se esperam por uma presa ou se apenas apreciam o dia agradável.
Deixe uma resposta
Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.