Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

10 2011

Ponte da Ribeira da Seda

Agora já por cá não se passa. Foi preciso cair a ponte Hintze Ribeiro em Entre-os-Rios para se fazer uma avaliação mais cuidadosa às capacidades de carga e estado de conservação das restantes pontes do país.

A ponte da Ribeira da Seda mantém-se em funções há perto de dois mil anos e só recentemente se pensou que o trânsito de pesados no seu estreito tabuleiro não lhe daria muita saúde. A primeira medida tomada foi a de criar um longo desvio para a evitar. Depois esperou-se.

Nesta parte do Alto Alentejo, com colinas baixas a servir de pano de fundo a outras colinas, construir uma estrada sem grandes desníveis ou curvas em demasia foi tarefa difícil. Para complicar mais o assunto, a Ribeira da Seda não permitia passagens a vau simples e tinha de ser atravessada com uma grande obra de arte. Os Romanos escolheram um dos vales mais bonitos da Ribeira da Seda para a construir e tanto a estrada como o curso de água descrevem curvas graciosas até à ponte.

Ponte da Ribeira da Seda
Ponte da Ribeira da Seda

Depois dos anos de espera construiu-se uma variante à ponte. Já não segue o traçado tortuoso de uma estrada feita à mão e as máquinas ajudaram a desmontar algumas vertentes. Poucos são os que fazem o desvio para ir apreciar a velha ponte romana que, mesmo com as rugas da idade, continua a ser muito mais bonita que a ponte nova.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

2 respostas a “Ponte da Ribeira da Seda”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Mais bonita e agora menos vandalizada.
    Quanto à nova, de caminho para Alter, termina numa curva traiçoeira (já levou mais que um em pouco tempo). Falta de cuidado, dirão alguns mas, quem é que sobe uma boa recta com o pé no travão?
    Não sou topógrafa nem lá perto mas acho que aquele lanço de estrada podia ter ido mais adiante (para lá da dita curva com uma árvore mesmo em frente).

  2. Eu fui e afirmo: vale a pena

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »