Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

12  04 2010

Fuba

A base da alimentação em Angola é o funge. Faz-se apenas com farinha, ou fuba, e água quente. Dependendo da região, é de milho ou mandioca, e quem habitualmente come de uma, quase nunca toca na outra.

Nas zonas rurais é frequente ver-se grandes manchas brancas nos granitos que afloram no planalto. São as eiras comunitárias onde as mulheres secam e preparam a fuba.

fuba1
Fazendo fuba

O processo é muito artesanal, com a mandioca a ser moinha com um martelo tosco e semrpe revolvida até que fique uma farinha seca e fina. Quanto mais fina mais cara se poderá vender no mercado, porque a venda dos produtos que cultivam é a principal fonte de receitas das famílias de camponeses.

fuba2
No mercado

A farinha de milho é feita quase sempre com o trabalho de duas ou três mulheres de volta do pilão. Antes disso secam o grão ao Sol e depois de ter a farinha bem moída voltam a secá-la, tal como se faz com a de mandioca.

Nos mercados rurais a farinha é vendida por volume e a medida geralmente usada é uma lata de litro de óleo de palma, que costuma sobressair, bem vermelha, de uma pilha de farinha alva.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

5 respostas a “Fuba”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Caro Afonso,
    O texto deste artigo dá a entender que, enquanto a fuba de milho é pilada, a de mandioca não. Não é propriamente assim. Na grande maioria dos casos, a fuba de mandioca também é pilada.

  2. Até agora só vi fazer fuba de mandioca com os martelos nas pedras. Sempre que vi usar o pilão era para moer grão. Mas é natural que se faça o mesmo com a mandioca seca.

  3. Também já vi a moagem da fuba de mandioca (comumente chamada de bombó ou bombom) pelos dois processos e penso que isso terá a ver com os meios que se tem ou não à mão…já vi moer a mandioca em plena cidade de Luanda e por aqui não existem pedras de granito ;). Convém ainda referir que a fuba de milho pode ser de amarelo ou branco e têm gostos, depois de confeccionadas, substancialmente diferentes. Eu gosto das três e a minha eleita é a de mistura: bombó (mandioca) e milho branco. Já agora, se ainda não o fizeste, experimenta catatos =)

  4. No Quimbele, Uíge, a mandioca era toda batida nos pilões até ficar em farinha.
    A referia lata de óleo, também lá servia de medida.

  5. Boa noite,

    Será que alguem consegue me informar todo o processo passo a passo de se fazer fuba de bombó????

    desde a entrada da Raiz de Mandioca até a Farinha (fubá) de Bombó?

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »