Aerograma

Isento de Porte e de Sobretaxa Aérea

17  10 2010

Trigo de quatro cantos

Muito do que me espanta neste país tão pequeno tem a ver com o seu tamanho, mas não é a sua dimensão reduzida que deixa admirado. Como costumo dizer, Portugal é pequenino, mas muito variado. Esta variedade, no entanto, não enfraqueceu a identidade portuguesa. É talvez esta mistura perfeita de variedade e unidade que define Portugal.

Já antes procurei saber se seria a paisagem a moldar a personalidade, se seria a distância do horizonte que definia a maior ou menor abertura das gentes. Fiz a pergunta e tentei responder-lhe com o que sabia dos portugueses que nasceram em África e dos que nasceram na Europa, mas agora, depois de uma longa viagem pelo país, desde as terras quentes do Alentejo até às fragas frias de Trás-os-Montes, apercebi-me de que o mesmo exercício se pode aplicar também só a Portugal.

Voltemos à variedade. Os regionalismos, por exemplo, marcam fronteiras culturais nem sempre bem definidas, mas que não perturbam a identidade. Até lhe trazem mais carácter.

O pão, alimento universal, muda de nome ao longo do país. Para além das diferenças entre o trigo, centeio e milho, a própria forma do pão dá azo a nomes diferentes.

Trigo de Quatro Cantos
Pão de Quartos

Um tipo de pão que surge habitualmente nas padarias de todo o país, cuja forma se assemelha a quatro pequenas bolas unidas, é conhecido por vários nomes. Por Lisboa sempre o vi vendido como Gémeos, mas na Beira interior é o Pão de Quartos. Em Trás-os-Montes é o Trigo de Quatro Cantos, aludindo não só à forma mas também ao facto de não ser de centeio, cereal mais usado na região para o pão. Há ainda regiões onde lhe chamam o Pão de Padas e estou certo que haverá ainda mais nomes.

Cada um destes nomes identifica as tais fronteiras indefinidas, que por vezes se cruzam com as dos sotaques ou acidentes naturais, o que torna as visitas às padarias uma forma de aprender mais um pouco.

Acerca do autor

1

Nascido no século passado com alma de engenheiro, partiu para Angola, de onde envia pequenos aerogramas.

4 respostas a “Trigo de quatro cantos”

Nota: Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados.
  1. Uma vez me perguntaram se eu preferia prego no pão com “papo seco” ou com “bolinha”.
    Quase surreal, né?

  2. Mas um papo-seco e uma bolinha são coisas completamente diferentes!

  3. São tipos de pães, pois não?

  4. Trigos de quatro cantos, gémeos e pães de quartos são vários nomes do mesmo pão, mas bolinhas e papos-secos são dois tipos de pão diferentes.

    Pedir um tipo ou outro, pode ser uma aventura linguística, dependendo da região do país.

Deixe uma resposta

Nota: Os comentários apenas serão publicados após aprovação. Comentários mal-educados, insultuosos ou desenquadrados serão apagados de imediato.

« - »