Trigo de quatro cantos
Afonso Loureiro
Muito do que me espanta neste país tão pequeno tem a ver com o seu tamanho, mas não é a sua dimensão reduzida que deixa admirado. Como costumo dizer, Portugal é pequenino, mas muito variado. Esta variedade, no entanto, não enfraqueceu a identidade portuguesa. É talvez esta mistura perfeita de variedade e unidade que define Portugal.
Já antes procurei saber se seria a paisagem a moldar a personalidade, se seria a distância do horizonte que definia a maior ou menor abertura das gentes. Fiz a pergunta e tentei responder-lhe com o que sabia dos portugueses que nasceram em África e dos que nasceram na Europa, mas agora, depois de uma longa viagem pelo país, desde as terras quentes do Alentejo até às fragas frias de Trás-os-Montes, apercebi-me de que o mesmo exercício se pode aplicar também só a Portugal.
Voltemos à variedade. Os regionalismos, por exemplo, marcam fronteiras culturais nem sempre bem definidas, mas que não perturbam a identidade. Até lhe trazem mais carácter.
O pão, alimento universal, muda de nome ao longo do país. Para além das diferenças entre o trigo, centeio e milho, a própria forma do pão dá azo a nomes diferentes.
Pão de Quartos
Um tipo de pão que surge habitualmente nas padarias de todo o país, cuja forma se assemelha a quatro pequenas bolas unidas, é conhecido por vários nomes. Por Lisboa sempre o vi vendido como Gémeos, mas na Beira interior é o Pão de Quartos. Em Trás-os-Montes é o Trigo de Quatro Cantos, aludindo não só à forma mas também ao facto de não ser de centeio, cereal mais usado na região para o pão. Há ainda regiões onde lhe chamam o Pão de Padas e estou certo que haverá ainda mais nomes.
Cada um destes nomes identifica as tais fronteiras indefinidas, que por vezes se cruzam com as dos sotaques ou acidentes naturais, o que torna as visitas às padarias uma forma de aprender mais um pouco.
Uma vez me perguntaram se eu preferia prego no pão com “papo seco” ou com “bolinha”.
Quase surreal, né?
Mas um papo-seco e uma bolinha são coisas completamente diferentes!
São tipos de pães, pois não?
Trigos de quatro cantos, gémeos e pães de quartos são vários nomes do mesmo pão, mas bolinhas e papos-secos são dois tipos de pão diferentes.
Pedir um tipo ou outro, pode ser uma aventura linguística, dependendo da região do país.